Setecidades Titulo Polícia Civil
Seccionais têm como alvo combate ao crime organizado

Titulares de Sto.André e S.Bernardo apostam na integração para reduzir delitos na região

Aline Melo
03/02/2019 | 07:11
Compartilhar notícia


As delegacias seccionais no Grande ABC – Santo André, São Bernardo e Diadema – contam com novos titulares. Nomeados pelo governador João Doria (PSDB) em 9 de janeiro, os delegados Francisco José Alves Cardoso, de Santo André (que abrange Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), e Ronaldo Tossunian, de São Bernardo (que inclui São Caetano) conversaram com o Diário sobre as expectativas em relação ao posto. Em comum, destacam a continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido e a prioridade no combate aos crimes contra a vida – homicídios, feminicídios e latrocínio –, contra o crime organizado e furto e roubo de veículos. 

Com diversas passagens pelo Grande ABC ao longo da carreira, o delegado Francisco Cardoso atuava no Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil). “O delegado Adalberto Henrique Barbosa é um grande amigo, foi meu superior em outras ocasiões dentro da polícia e certamente darei continuidade ao trabalho que vinha sendo feito”, afirmou, em referência ao antecessor na seccional andreense. “Em que pese as dificuldades que temos do ponto de vista de recursos humanos, a polícia no Grande ABC é muito bem estruturada e esse novo governo já tem demonstrado que tem ideias boas que vão modernizar a segurança.”

A dificuldade citada por Cardoso é o deficit de 30% do efetivo da Polícia Civil na região, assunto abordado pelo Diário em dezembro. “Temos concursos em andamento e é uma situação que em médio ou longo prazos será solucionada”, apostou. 

A expectativa por solução para o problema também foi expressada pelo titular da seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian. “Esse deficit não é uma característica exclusiva da região, mas de todo o Estado de São Paulo.”

Vindo da seccional de Santo Amaro, na Capital, Tossunian se disse surpreso com a “boa integração entre as forças de segurança e administrações municipais, o Poder Judiciário e o Ministério Público”. “Essa somatória de fatores, a boa gestão dos meus antecessores, é motivo de termos aqui uma satisfação de segurança um pouco melhor do que a região de onde vim”, comparou.

O foco da atuação das duas seccionais será o combate a crimes contra a vida (homicídios, feminicídios e latrocínios) e ao crime organizado. “A inteligência da polícia já está atuando e muito em breve teremos operações com foco nas rodovias, como o Rodoanel”, opinou Cardoso. 

A inauguração do COI (Centro de Operações Integradas) em São Bernardo, previsto para o julho, que vai abrigar um Baep (Batalhão Especial da Polícia Militar), e um Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil, deve auxiliar no combate às quadrilhas, avaliou Tossunian. “Teremos equipes de elite nesse trabalho. Tenho 17 anos de experiência no Deic em São Paulo e acho que venho para a região no momento certo.”

O delegado de Diadema, Luis Augusto Castilho Storn, declarou não que estava disponível para entrevista.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;