Economia Titulo
Construção civil faz greve em S. Caetano na segunda-feira
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
08/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 2.000 trabalhadores da construção civil de São Caetano prometem entrar em greve na segunda-feira. A categoria protesta contra os baixos salários e reivindica reajuste de 10%, além de melhoria nas condições de trabalho.

Segundo o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias e Mobiliário "Soliedariedade", que representa São Caetano, trabalhadores de Diadema e São Bernardo também prometeram paralisaras atividades.

"Não é justo que a categoria não tenha condições dignas de trabalho. Em São Caetano, a construção de prédios de luxo em tempo recorde pressiona os trabalhadores, que ganham pouco e muitas vezes acabam sofrendo acidentes de trabalho", explicou Francisco José de Souza Ribeiro, o Chicão, assessor da diretoria do sindicato.

Na última semana, o Sinduscon- SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) propôs aumento de 7,75%. Caso seja aceito, o piso salarial da categoria, para trabalhadores qualificados - como marceneiros - seria de R$ 917,40 e para trabalhadores não qualificados - como ajudante geral - de R$ 767,80.

"Mas o sindicato patronal está contando vantagem e dizendo que nós já aceitamos a proposta, o que não é verdade. Esse também é um dos motivos da greve", destacou Chicão. Procurado pela reportagem, o Sinduscon não se manifestou sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;