Nacional Titulo
Garotinho é intimado a prestar esclarecimentos ao CDDPH
Do Diário OnLine
Com Agências
18/02/2004 | 19:07
Compartilhar notícia


O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, intimou nesta quarta-feira o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, a prestar esclarecimentos sobre crimes de tortura, extorsão e abuso de autoridade ocorridos no Estado. Além do ex-governador do Rio, o secretário de Direitos Humanos do Estado, Jorge da Silva, e o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Antônio Vicente Costa Junior, foram convidados a depor.

De acordo com o secretário especial dos Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda, a intimação é um procedimento de rotina. "Quando surge um conjunto de dados sobre um Estado, que precise de esclarecimentos, aí a gente convida o secretário de Segurança para falar sobre aqueles casos", disse Miranda. "Não há politização nisso, nunca houve no governo anterior, nem nesse governo e nem vai haver no futuro", completou.

No ano passado, uma equipe esteve no Rio de Janeiro por duas oportunidades para investigar casos de policiais que se excederam e abusaram da autoridade. O relatório da Secretaria dos Direitos Humanos, concluído nesta quarta, revela que em duas oportunidades houve abuso de poder. Um aconteceu no bairro do Maracanã e o outro em Acari. O texto foi elaborado a partir de depoimentos de vítimas e testemunhas que atualmente estão sob a segurança do governo federal.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;