Internacional Titulo
França celebra o primeiro casamento gay de sua história
Da AFP
05/06/2004 | 13:29
Compartilhar notícia


O primeiro casamento entre duas pessoas do mesmo sexo na história da França foi celebrado na manhã deste sábado em Begles, nas proximidades de Bordeaux, pelo prefeito Noel Mamere.

Betrand Charpentier, 31 anos, e Stephane Chapin, 34, disseram "sim" um para o outro diante dos aplausos dos convidados e de vários defensores dos direitos dos homossexuais que acompanharam a cerimônia.

O casamento polêmico dos dois homens provocou uma tempestade política entre a direita e a esquerda do país, além de intensos debates entre os cidadãos franceses. Porém, Mamere já havia afirmado que estava disposto a "seguir até o fim".

Há várias semanas, a Justiça francesa e o governo repetem que o matrimônio será declarado nulo, já que o Código Civil não contempla as uniões entre duas pessoas do mesmo sexo.

O ministro do Interior, Dominique de Villepin, informou que um procedimento de sanção já foi iniciado contra o prefeito Noel Mamere.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;