Internacional Titulo
Tripulantes de submarino russo são resgatados
Por Da AFP
07/08/2005 | 11:55
Compartilhar notícia


Um robô submarino britânico conseguiu liberar neste domingo o submarino russo que estava imobilizado desde quinta-feira no fundo do mar, salvando a vida dos sete marinheiros ameaçados de asfixia, já que as reservas de oxigênio estavam chegando ao fim. Os tripulantes do submarino chegaram de barco ao porto de Petropavlovsk-Kamchatka, no Extremo Oriente russo, e foram levados para um hospital.

O ministro da Defesa, Sergei Ivanov, afirmou no porto que "a tripulação está bem e já passou por uma primeira revisão médica". Ivanov elogiou os sete marinheiros e também a ajuda prestada pela equipe de resgate britânica, que "trabalhou de maneira muito profissional, rápida e inteligente".

O ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou seu "profundo agradecimento" a Grã-Bretanha, Estados Unidos e Japão pela ajuda prestada no resgate dos sete tripulantes. A rapidez da ajuda britânica - que chegou antes da americana e da japonesa, esperadas para segunda-feira - evitou um final trágico.

O batiscafo emergiu à superfície graças a um robô britânico submarino que cortou os cabos que mantinham o aparelho preso ao fundo do mar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;