Internacional Titulo
Chuvas e inundações causam de doenças na Bolívia
Por Da AFP
23/02/2007 | 13:16
Compartilhar notícia


As chuvas e inundações que afetam a Bolívia há dois meses por causa dos efeitos do fenômeno 'El Niño' provocaram o aparecimento e ampliação de doenças como dengue, malária, leptospirose humana, diarréia e infecções respiratórias.

Juan Carlos Arraya, da Agência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, do Ministério da Saúde, fez um balanço parcial dos males detectados principalmente no leste e no sul do país e de forma mais moderada nos Andes.

Segundo os informes médicos e de municípios afetados, foram detectados até agora 1.660 casos de dengue, 1.452 de malária, 22 de leptospirose humana (bactéria infecto-contagiosa). Além de um número indeterminado de diarréias e doenças respiratórias, principalmente nas províncias de Santa Cruz (leste), Beni (nordeste), Chuquisaca (sudeste) e Cochabamba (centro).

Para enfrentar as doenças, as autoridades sanitárias, em coordenação com as forças armadas, as prefeituras e os municípios, executam um plano de ação que consiste na execução de campanhas educativas, a dotação de medicamentos, a atenção médica preventiva e a destruição de criadouros de mosquitos e parasitas.

As chuvas torrenciais golpearam oito de nove províncias na Bolívia, com um saldo de 35 mortos e 10 desaparecidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;