Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 15 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Sto.André já faz teste da retinopatia


Marco Borba
Do Diário do Grande ABC

11/02/2006 | 08:14


Nenhum bebê vai receber alta do Centro Hospitalar Municipal de Santo André sem antes ter feito o teste do reflexo vermelho. A garantia é da médica neonatologista Sueli Aparecida Bispo de Souza. O exame, fundamental na prevenção de retinopatia da prematuridade, doença relacionada ao desenvolvimento dos vasos sangüíneos da retina, vem sendo realizado no hospital desde a última segunda-feira.

O exame consiste no lançamento de raios de luz no olho do bebê, por meio do oftalmoscópio, e deve ser feito até os dois primeiros dias de vida. Desta forma, é possível identificar precocemente eventuais alterações no globo ocular da criança, como glaucoma ou catarata. Como a vascularização da retina se completa em torno da 40ª semana de gestação, o processo não se desenvolve por completo nos bebês prematuros. A exposição desses recém-nascidos ao oxigênio nas incubadoras, o baixo peso, entre outros fatores, podem causar alterações durante o processo de desenvolvimento dos vasos.

O tratamento se dá de duas formas: crioterapia (tratamento com gelo) ou laserterapia, isso quando a doença estiver no estágio inicial. Em casos avançados, quando ocorre o descolamento de retina, a cirurgia pode ser necessária. A retinopatia é a segunda maior causa de cegueira infantil no país. Perde só para o glaucoma congênito.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;