Política Titulo
Lula vem a S.Caetano e rouba a cena na formatura do filho e da nora
Juliana de Sordi Gattone
Leandro Laranjeira
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
25/01/2007 | 00:34
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia roubaram a cena Nesta quarta-feira à noite, na formatura do filho Marcos Cláudio e da nora Carla, em São Caetano. Foi a primeira aparição pública do petista no Grande ABC depois de empossado como presidente reeleito.

Apesar de ter anunciado uma das principais metas de seu segundo governo, o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) há menos de dois dias, Lula não falou abertamente de política e deixou claro que estava ali, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, “como pai”.

O helicóptero que trouxe o casal presidencial pousou no heliponto da Prefeitura – no Espaço Chico Mendes – exatamente às 19h30. Embora o trajeto até o teatro seja cumprido em menos de 10 minutos, eles só entraram no local da festa às 20h26.

O petista foi o patrono de honra dos formandos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Educação Física e Medicina Veterinária do campus ABC da Uniban (Universidade Bandeirante) de São Paulo.

Visivelmente emocionados, Lula e Marisa ficaram pouco mais de uma hora na cerimônia. Depois, o presidente embarcou direto para Davos, na Suíca, onde participará do Fórum Econômico Social. “Hoje (quarta-feira), a dona Marisa vai dormir bem porque eu não vou estar em casa”, brincou.

Um forte aparato de segurança marcou a presença do presidente na cidade, onde ele morou no bairro São José na década de 1970, quando era metalúrgico.

Se a maioria dos convidados estava animada com a presença de Lula, pelo menos duas crianças ficaram incomodadas com o esquema de segurança: tiveram seus pacotes de bolacha apreendidos, sem nenhuma explicação.

Antes de começar o discurso, o presidente desculpou-se por ter de sair antes do final – “para defender os interesses do país na Suíça”. Nos 13 minutos de seu discurso, Lula alternou momentos de pai e chefe da Nação. E obteve a façanha que quase ninguém consegue em formaturas: atraiu a atenção plena da platéia.

O petista criticou a atuação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na área de Educação. “Nos oito anos do governo anterior, só foi construída uma universidade federal. Eu já fiz quatro.” E prometeu: “Nos próximos quatro anos haverá extensão de universidade pública em cada cidade-pólo do país.”

Frisando que estava em uma festa de universidade privada, Lula lembrou da implementação da UFABC (Universidade Federal do ABC), que, segundo ele, quando estiver concluída atenderá 25 mil alunos. Diringindo-se ao reitor da Uniban, Milton Linhares, o petista emendou: “Mas isso não prejudicará as escolas particulares. Não haverá concorrência e sim mais vagas.”

Ao falar diretamente aos formandos, lembrou de sua trajetória. “Eu perdi três eleições e não desisti. É preciso acreditar no sonho e seguir em frente.”

O reitor também elogiou a persistência do petista. “Lula é o brasileiro que melhor personaliza a palavra perseverança.” Ele revelou que a instituição atende 3,8 mil alunos do ProUni. programa de bolsas de estudo da União.

Coube à Lula entregar o canudo ao filho, que se formou em Psicologia. Emocionado, deu um forte abraço em Marcos Cláudio. Marisa entregou o diploma à nora, formanda do mesmo curso.

A presença de Lula aparentemente agradou a maioria. “Achei boa a confraternização do presidente, que veio como pai”, comentou Antônio Luiz Lopes, cujo filho se formou em Enfermagem.

Muitos foram pegos de surpresa, como Fernando dos Santos. “Só soube que o Lula viria hoje (quarta-feira) pela manhã. Fiquei feliz porque votei nele”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;