Internacional Titulo
Marinha dos EUA faz exercícios na Colômbia
Por Do Diário do Grande ABC
12/08/1999 | 15:43
Compartilhar notícia


Unidades da Marinha dos Estados Unidos se encontram nesta quinta-feira na Baía de Málaga, um porto colombiano no Pacífico. Entretanto, nao se trata de um desembarque de ajuda ao governo em sua luta contra as guerrilhas, mas da participaçao em operaçoes navais conjuntas, segundo as autoridades.

'Exercício nao é desembarque``, salientou o chanceler Guillermo Fernández de Soto, ao negar versoes da imprensa que anunciavam a chegada da Marinha americana, provavelmente para ajudar as tropas colombianas que combatem a guerrilha.

'Enquanto Andrés Pastrana for presidente da Colômbia e eu, chanceler, jamais existirá uma intervençao neste país``, assegurou o ministro das Relaçoes Exteriores, em uma entrevista transmitida quara-feira à noite pela emissora de televisao RCN.

O chanceler reiterou que nao tem fundamento as análises e informaçoes da imprensa e de alguns acadêmicos sobre a possibilidade de uma intervençao dos Estados Unidos ou de uma força hemisférica para ajudar a Colômbia em sua luta contra os grupos guerrilheiros, paramilitares e de narcotraficantes.

O almirante Sergio García, Comandante da Armada Nacional, declarou que a presença de navios e fuzileiros da Marinha dos Estados Unidos na Baía de Málaga faz parte dos exercícios rotineiros realizados anualmente pelas armadas sul-americanas com a dos EUA.

Ele informou que hoje estao na Baía de Málaga cinco unidades da Marinha norte-americana, incluindo um submarino e avioes de combate da força naval que se encontram na Colômbia desde o mês passado e que realizaram exercícios conjuntos quando estiveram nos portos de Cartagena, no Caribe, e Buenaventura, no Pacífico. A Colômbia participa com dois navios e um submarino e amanha se une às manobras a Marinha equatoriana, com duas fragatas.

A embaixada dos Estados Unidos afirmou, em um comunicado, que a presença da Marinha americana nas chamadas Operaçoes Unidas busca 'melhorar a capacidade operacional e a habilidade interoperacional das armadas, guarda-costeiras e Marinhas dos Estados Unidos e América do Sul``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;