Setecidades Titulo Setor de serviços
Senac Santo André faz 50
anos e planeja expansão

Unidade já formou 500 mil profissionais no setor de serviços
e ajudou a mudar cara da região com mão de obra qualificada

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
19/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Responsável pela formação de 500 mil profissionais em meio século de vida, a unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Santo André ajudou a mudar a cara do Grande ABC, inserindo mão de obra qualificada em serviços em uma região antes prioritariamente industrial. Inaugurado em 19 de março de 1962, a instituição abrirá outra escola na região, em São Bernardo, prevista para ser inaugurada até o início de 2015.

"Terá o mesmo porte de Santo André, mas contará com cursos que não disponibilizamos na região, como Gastronomia, Comunicação e Enfermagem, que têm procura muito grande", afirma a gerente do Senac Santo André, Glau Furlan. Atualmente, a unidade forma 20.000 alunos por ano.

Nem sempre foi assim. Até o fim da década de 1980, o Senac oferecia cursos com formação a cada quatro anos. Os estudantes faziam as matérias regulares como Português e Matemática em escolas estaduais durante três dias da semana e nos dois restantes cursavam Administração ou Secretariado no Senac.

Nesses primeiros 30 anos de história, eram formados por ano 5.000 alunos. "A oferta aumentou quando reformamos a unidade e passamos por ampliação, com o dobro de salas de aula, novos laboratórios e auditório com capacidade para 144 pessoas", recorda a gerente.

Com o tempo, cursos como datilografia e operador de telex deram espaço para estudos voltados para as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Desenvolvimento Social, Moda, Segurança e Saúde no Trabalho, Beleza, Saúde e Bem-Estar, Meio Ambiente, Idiomas, Hotelaria e Nutrição, Administração e Negócios, Tecnologia da Informação, oferecidos nas modalidades de cursos livres, técnicos e de pós-graduação.

"Fomos nos adaptando às necessidades do mercado. A preocupação é formar, um cidadão consciente do mundo onde vive e que pode melhorá-lo por meio de seu trabalho", diz Glau.

A unidade ainda participa projetos sociais. Em abril, 12 moradores de Rio Grande da Serra terão aulas de locução em uma rádio comunitária da cidade, gratuitamente.

Para o professor de Economia Regional e Política de Planejamento Econômico da Fundação Santo André, Ivan Prado, a inauguração da unidade do Senac no Grande ABC há 50 anos contribuiu para a mudança no mercado da região. "A instituição, ligada ao setor de comércio, sempre foi flexível e conseguiu se adaptar muito bem às demandas por profissionais qualificados. Mesmo a região tendo características industriais, o crescimento econômico só é realidade hoje porque houve mão-de-obra formada à disposição nas últimas décadas."

ATUAÇÃO - Além da unidade em Santo André, o Senac conta há quatro anos com cursos noturnos no Colégio Externato Santo Antônio, em São Caetano, para as áreas de Logística, Design, Administração, Segurança e Saúde no Trabalho, Nutrição e Hospedagem. Também são oferecidos cursos nos programas Via Rápida e Pronatec, do Governo do Estado, em Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

 

Cursos ajudam a ampliar as chances no mercado de trabalho

Quando a depiladora e manicure Kátia Kokos da Silva, 29 anos, decidiu ampliar sua atuação no mercado com um curso de podologia e optou pelo Senac, a ideia era atender melhor suas clientes. Mas o resultado foi melhor do que ela esperava: um aumento de 60% nos atendimentos.

"Só pelo fato de fazer o curso aqui já é grande diferencial, porque tem o peso do nome da instituição", afirma a futura podóloga, que pretende fazer cursos de especialização para atender pessoas que sofrem de diabetes e crianças. Já Robson Ribas Toledo, 26, deixou o emprego em metalúrgica para seguir um sonho: ser designer de interiores. "Sempre trabalhei em área industrial e nunca me senti feliz. Quis mudar e hoje estou muito contente com o curso", garante.

Para o professor de Desenvolvimento Web, Renato Bongiorno Bonfante, 28, que divide seu tempo na sala de aula com pós-graduação no próprio Senac, o perfil dos alunos vai desde profissionais que já atuam no mercado e querem atualizar seus conhecimentos até jovens em busca de uma carreira. "Os equipamentos modernos e a estrutura física são um grande chamariz para os estudantes", explica.

Unidade de São Bernardo terá investimento de R$ 10 milhões

Com investimento de R$ 10 milhões, a nova unidade do Senac na região ficará no Centro de São Bernardo, em terreno localizado na Avenida Senador Vergueiro. A área foi cedida em regime de comodato pela Prefeitura e tem 3.500 metros quadrados. As obras estão em processo de licitação, com previsão de que os trabalhos sejam iniciados até o fim deste ano. O prédio deve ser entregue até 2015.

Além da unidade em São Bernardo, o Senac São Paulo está expandindo a rede para outras cidades do Estado. Em 2011, a instituição inaugurou unidade na cidade de São Paulo, no bairro Aclimação, e aumentou a área construída do Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro, com o prédio Acadêmico 2. Fora da Capital, as cidades de Americana, Bertioga, Itapira e Votuporanga também receberam ampliações de infraestrutura ou novas unidades.

Nos próximos dois anos, a estimativa é entregar unidades em Taboão da Serra, São Miguel Paulista, além de mais um prédio em Guarulhos e outro em Mogi Guaçu. Obras de modernização e ampliação também estão em andamento nas unidades localizadas em Araraquara, São Carlos e Piracicaba, no Interior do Estado, e Francisco Matarazzo, na Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;