Política Titulo
Mantega diz que nova proposta vai beneficiar 30 milhões de pessoas
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
13/11/2007 | 17:44
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que a nova proposta apresentada pelo governo, que pretende isentar da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) pessoas que ganham até R$ 2,8 mil por mês, vai beneficiar mais de 30 milhões de pessoas em todo o Brasil.

“Quem ganha um salário de até R$ 2.894, que é o limite de contribuição da Previdência, vai pagar uma alíquota previdenciária menor em 0,38%. Se ele paga 7,5%, vai passar a pagar 7,12%”, exemplificou.

Além da redução da alíquota previdenciária, o governo concordou em reduzir em 0,02 ponto percentual por ano a alíquota da CPMF até 2011, quando a alíquota chegará a 0,30% - atualmente, é de 0,38%.

Segundo Mantega, nenhuma outra proposta de desoneração foi fechada durante o encontro, mas o governo estuda a redução de impostos como parte da política industrial a ser anunciada logo após a aprovação da prorrogação da CPMF.

“Nesse caso, não se aprovando a CPMF, não poderíamos fazer uma proposta de política industrial que vai implicar novas reduções tributárias”, afirmou. O ministro deixou claro também que algumas das propostas feitas pelo PSDB, partido que integra a oposição, foram indiretamente contempladas com este novo acordo feito junto à base aliada.

Por outro lado, Mantega disse acreditar que a aprovação da proposta tenha unificado a base aliada. “Faz com que ela vá com combatividade para a aprovação do projeto da CPMF”, afirmou.

(Veja a cobertura da ‘batalha da CPMF’)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;