Economia Titulo
Bancada pode abandonar Fórum da Previdência
Por Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
05/10/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, João Batista Inocentini, afirmou que a bancada dos trabalhadores ativos e aposentados pode abandonar o Fórum Nacional da Previdência caso os pontos sem consenso sejam incluídos na proposta que será levada ao governo.

“A última reunião será agora, no final de outubro. Mas se tivermos a certeza de que os pontos sem consenso também serão considerados na propostas, não vamos dar nosso aval, colocar nossa assinatura no documento final”, afirmou Inocentini.

No início da semana, em São Paulo, o ministro da previdência, Luiz Marinho, havia comentado, durante entrevista coletiva, que os pontos não consensuais poderiam sim ser encaminhados ao presidente Lula junto com a proposta fechada durante o Fórum.

Objetivo - A discussão do futuro da Previdência Social por meio de um Fórum teria como objetivo saber quais os interesses, pontos divergentes e convergentes de empresários, trabalhadores ativos e aposentados e governo.

“Sendo assim, eu entendo que aquilo em que não houve acordo não deveria ser levado adiante. O que queremos é construir uma proposta boa e coerente para todos. O que não dá é aceitar proposta ruim para os trabalhadores”.

Entre os pontos não consensuais, estão a questão do tempo de contribuição e idade mínima para se aposentar, fator previdenciário, pensões e reajustes de benefícios.

“Eles queriam que o piso do aposentado fosse menor que o salário mínimo e ainda queriam desvincular os reajustes do mínimo. Não podemos aceitar isso de forma alguma”, declarou Inocentini.

Inocentini também reclamou do fato de o governo aceitar desonerar a folha salarial, desde que haja aumento do tempo de contribuição. “Desonera o empresário e o trabalhador é que vai pagar”, questionou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;