Cultura & Lazer Titulo
Famosos já acertaram participações no Carnaval
Por Alexandre Coelho
Da TV Press
23/02/2006 | 08:51
Compartilhar notícia


Desde os tempos em que a palavra famoso era apenas um adjetivo e não um substantivo, já era comum a presença de atrizes, apresentadoras e afins nas fileiras das escolas de samba. Bom para os artistas de televisão, que têm no Carnaval mais uma vitrina; bom para as agremiações, que com as chamadas presenças ilustres atraem um pouco mais da atenção da mídia e do público. Com isso, junto da apresentação das grandes escolas de samba cariocas, nas noites de domingo e segunda-feira de Carnaval é garantido também um desfile de estrelas pela passarela do Sambódromo, no Rio. Uma que volta à avenida depois de dois anos afastada é Luciana Gimenez, que faz sua estréia como rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense. "Sempre dá um friozinho na barriga na hora de entrar na avenida", confessa a apresentadora do Super Pop, da RedeTV!, que antes desfilava pela Grande Rio.

Juliana Paes, por sua vez, jura que não troca as cores da Unidos de Viradouro, de Niterói, por nenhuma outra agremiação. Nos ensaios da escola, ela costuma ser atenciosa com os membros da comunidade, como uma típica integrante da agremiação. Freqüentadora dos ensaios desde que tinha 12 anos, hoje, aos 26, Juliana é uma espécie de garota-propaganda da Viradouro. "É a sexta vez que eu desfilo pela Viradouro, a terceira como madrinha. Nunca desfilei por outra escola", afirma, orgulhosa.

Na briga para saber qual é a mais bela rainha de bateria, o Salgueiro não deixa por menos. À frente do coração da escola está Carol Castro. Pelo segundo ano a moça defende a vermelho-e-branco da Tijuca. Dividindo-se entre as atribuladas gravações da novela Bang Bang, da Globo, onde interpreta a sensual Mercedita, e os preparativos para a festa de Momo, Carol dá expediente nos ensaios da escola sempre que possível. Este ano, para a atriz, a responsabilidade é ainda maior porque o Salgueiro abre o primeiro dia de desfiles. "O mais difícil é equilibrar a emoção com a responsabilidade de apresentar a bateria aos jurados", diz.

Se Carol Castro vem à frente da parede percussiva da escola, o Salgueiro tem outro destaque de peso entre seus passistas: Luana Piovani. A loura paulistana já havia desfilado duas vezes pela agremiação, em 2002 e 2003. Nos dois anos seguintes, não participou da festa – no primeiro ano por estar rodando um filme e, no segundo, por estar fora do país. Mesmo não sendo do Rio e tendo passado vários carnavais em Salvador, a musa se diz identificada com a escola e com o Carnaval do Rio. "Acabei vindo para o Salgueiro porque eles me abraçaram, falaram que eu tinha a ver com a escola", derrete-se.

Quem já pode se orgulhar de ser chamada de veterana do Carnaval carioca é a paulistana Adriane Galisteu. A apresentadora do Charme, do SBT, faz, em 2006, seu 10º desfile na Marquês de Sapucaí. Foram sete anos como integrante da tradicionalíssima Portela e, agora, já são três anos como rainha de bateria da Acadêmicos da Rocinha. Melhor que a identificação com a escola é, para a loura, chegar junto com a agremiação ao grupo especial, depois de dois anos desfilando pelo grupo de acesso. "Sem dúvida tem um gosto especial estar participando pela primeira vez com a Rocinha do grupo de elite", afirma.

Outra veterana do Carnaval carioca é Quitéria Chagas. A atriz, que tem no currículo participações em novelas como O Clone e em programas como Planeta Xuxa e A Turma do Didi, jura que estreou em uma matinê de um baile de Carnaval no colo da mãe, já aos sete meses. Integrante do Império Serrano desde o ano passado, este ano ela realiza o sonho de ser, pela primeira vez, rainha de bateria de uma escola. "Acho que, por ser negra, eu fui muito bem recebida pelas outras passistas da escola, que se sentiram representadas", acredita.

Agenda estelar

Domingo (dia 26)

Salgueiro: Carol Castro, Luana Piovani, Nívea Stelmann, Stephany Brito e Bruna di Tulio

Rocinha: Adriane Galisteu

Imperatriz Leopoldinense: Luciana Gimenez, Murilo Rosa e Joana Balaguer

Caprichosos de Pilares: Angélica e Luciano Huck

Vila Isabel: Cacau Mello, Camila Rodrigues, Letícia Spiller, Glória Perez, Mussunzinho, Bruna Marquezine e Miguel Falabella

Grande Rio: Suzana Vieira, Mônica Carvalho, Iran Malfitano, Raul Gazola e Carlos Bonow

Beija-Flor: Nana Gouveia, Edson Celulari e Cláudia Raia

Segunda-feira (dia 27)
Mangueira: José Wilker, Guilhermina Guinle, Carolina Ferraz, Fernanda Torres, Isabel Fillardis, Carol Machado, Camila Rodrigues, Alexia Dechamps, Beth Goffman, Pink (ex-BBB), Aílton Graça, Jaqueline Nascimento, Caco Ciocler, Luís Henrique Nogueira, Luiz Salém, Bruno Gagliasso, Rocco Pitanga, Carlos Bonow, Chico Pinheiro, Fernando Vannucci, Dira Paes e Elisângela
Viradouro: Juliana Paes e Paula Burlamaqui

Mocidade: Viviane Araújo, Danielle Winitts, Daniela Escobar, Carolina Dieckmann, Regina Casé, Bruno Gagliasso, Fábio Assumpção, Cissa Guimarães, Adriana Garambone, Ana Paula Arósio, Cássia Linhares, Marcos Palmeira, Amora Mautner e Valéria Valenssa

Império Serrano: Quitéria Chagas

Portela: Adriana Bombom




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;