Internacional Titulo
Rússia planeja enviar missão a Marte em 2009
Por Da AFP
16/06/2006 | 13:40
Compartilhar notícia


A Rússia planeja enviar ao espaço uma cápsula de exploração para analisar a superfície de Marte e coletar amostras de uma das luas do planeta vermelho em 2009.

"O lançamento da cápsula espacial 'Phobos-Grunt' está prevista para outubro de 2009. A expedição levará três anos", informou a agência espacial russa Roskosmos em um comunicado por escrito.

O primeiro estágio do projeto "será trazer de volta para a Terra amostras de solo de seu satélite natural Phobos para análise detalhada em laboratório", acrescentou o comunicado.

Os testes em Phobos poderiam "responder ou chegar perto de uma resposta para um amplo espectro de questões científicas sobre a física do sistema solar", emendou.

A ESA (Agência Espacial Européia) planeja enviar uma missão de 700 milhões de euros (US$ 900 milhões) para Marte denominada ExoMars que será lançada em 2011.

Nikolai Sevastyanov, chefe da companhia de construção espacial russa RKK Energia, disse anteriormente que a Rússia poderá lançar um vôo tripulado a Marte em 2030.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;