Internacional Titulo
Quatro morrem em decorrência de forte temporal no Chile
Da AFP
03/07/2004 | 14:00
Compartilhar notícia


O forte temporal que atingiu o sul do Chile desde quarta-feira causou quatro mortes e atingiu 38 mil pessoas, informaram neste sábado fontes oficiais. Um advogado, um camponês e um bebê de sete meses morreram em acidentes de trânsito quando o fenômeno afetou as cidades de Chiloé e Cochamó e a estrada nevada que une Punta Arenas a Puerto Natales, no extremo sul do Chile, a 2,2 mil quilômetros km de Santiago.

A quarta vítima morreu afogada na cheia do rio Rahue, que fica a 900 km de Santiago. O Departamento Nacional de Emergência do Ministério do Interior afirmou que, segundo relatórios meteorológicos, o temporal se deslocou para o território argentino e neste sábado causou apenas chuvas fracas na região dos Lagos e em Concepción e Arauco e no setor das cordilheiras do centro-sul do país.

A maior parte das 38 mil vítimas do temporal é das cidades de Valdivia, Osorno e Puerto Montt, onde, segundo o Departamento Regional de Emergência, dois mil casas foram danificadas.

O diretor-nacional do Ministério de Obras Públicas, Sergio Galilea, comunicou que foram constatadas 66 emergências nas estradas, principalmente nos caminhos interrompidos por deslizamentos de terra, causando prejuízos de cerca de US$ 4,5 milhões.

O governo do presidente Ricardo Lagos destinou 3,3 milhões de pesos (cerca de US$ 5 milhões) para reparar os graves danos ocasionados pelas chuvas nas províncias de Osorno e Valdivia.

Autoridades de ONEMI afirmaram que apesar da violência do temporal já ter passado, os portos de Castro, Quellón e Chaitén permanecem fechados para qualquer tipo de embarcação. O mesmo acontece mais ao sul com Puerto Aguirre e Punta Arenas.

Em Varas, Maullín, Montt, Calbuco, Ancud, Quemchi, Achao, Chonchi, Melinka e Chacabuco, os cais estão fechados apenas para as embarcações menores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;