Cultura & Lazer Titulo
George Lucas: quatro filmes, um mito e uma fortuna
Do Diário do Grande ABC
16/05/1999 | 14:02
Compartilhar notícia


George Lucas tem apenas quatro filmes em sua filmografia como diretor, mas, em pouco mais de vinte anos, revolucionou a ficçao científica, criou uma mitologia, mudou as regras dos efeitos especiais, influenciou a revoluçao de Hollywood e acumulou uma imensa fortuna pessoal.

Com ``A Ameaça Fantasma', que estréia nos Estados Unidos na próxima quarta-feira, cinco dias depois de seu aniversário de 55 anos, George Lucas também demonstrou que agora é um mestre da promoçao. A imprensa norte-americana publica há meses artigos, entrevistas e fotografias sobre este novo episódio da saga de ``Guerra nas Estrelas'. ``A Ameaça Fantasma' se tornou o ``filme mais esperado da história'.

Antes de ``A Ameaça Fantasma', George Lucas rodou apenas três filmes: ``THX 1138', em 1971, ``American graffiti', em 1973, e ``Guerra nas Estrelas', em 1977. Mas, por outro lado, foi o produtor e roteirista de sucessos como as aventuras de ``Indiana Jones', idelizadas por seu amigo Steven Spielberg. Fundou a Industrial Light and Magic, neste domingo a empresa de efeitos especiais mais imortante de Hollywood, e criou um sistema de som digital de última geraçao, o THX.

Em seu ``Skywalker Ranch', próximo a Sao Francisco, George Lucas dirige o que ele mesmo chama de seu ``pequeno reino'. O press-release do filme enviado à imprensa enumera seus cargos: presidente da Lucasfilm, LucasArt Entertainment, Lucas Digital, Lucas Licensing e Lucas Learning.

Tudo começou em 14 de maio de 1944 em Modesto, nao muito longe de Sao Francisco. A família Lucas possuía uma loja de material de escritório e uma fazenda de nogueiras. O sonho do jovem George era ser piloto de corridas, mas, aos 18 anos, um acidente de automóvel quase custou sua vida e acabou com suas ambiçoes.

Sua segunda opçao era uma carreira artística e ele se interessou pelo cinema. Em 1967, na Warner Brothers, conheceu Francis Ford Coppola. Foi o ponto de partida. Coppola convenceu o estúdio a produzir ``THX 1138', que Lucas descreve com oum ``documentário de ficçao científica'. Dois anos mais tarde, ``American graffiti' propunha um olhar nostálgico dos adolescentes norte-americanos dos anos 60. O filme custou 780.000 dólares e gerou 50 vezes mais nas bilheterias.

Alan Ladd Jr, vice-presidente da Twentieth Century Fox, deu entao luz verde para as filmagens de ``Guerra nas Estrelas', que entao nao passava de uma mera idéia na cabeça de seu criador. Trabalhando oito horas diárias durante três anos, George Lucas escreveu seu roteiro, um cruzamento de ficçao científica, contos de fada e histórias de cavaleiros. Feita com menos de dez milhoes de dólares, ``Guerra nas Estrelas' conquistou o mundo inteiro e criou uma nova mitologia.

Seu diretor converteu-se num homem muito rico. George Lucas havia proposto à Fox renunciar a um salário alto em troca dos direitos dos produtos derivados do filme, os livros, a trilha sonora, os brinquedos e eventuais seqüências. A idéia provou ser ótima, pois os rendimentos de sua saga totalizaram cerca de quatro bilhoes de dólares.

George Lucas inventou, deste modo, o ``filme acontecimento', e, com isso, revolucionou Hollywood. ``George e Steven mudaram a idéia dos estúdios sobre o que um filme deve produzir, em termos de rentabilidade do investimento', explicou ao Los Angeles Times Lawrence Kasdan, co-roteirista de ``O império contra-ataca' e ``O retorno do Jedi'. ``Isso também acabou com as modestas expectativas da indústria cinematográfica. Agora cada filme é concebido para ser um êxito comercial'.

George Lucas, no entanto, nao se descreve como um modesto artesao. ``Sou alguém que faz coisas que sao complicadas, mas que funcionam'. Segundo Tom Pollock, ex-presidente da Universal, George Lucas é um novo Walt Disney: ``O que era único em Walt Disney era que ele era proprietário do estúdio e e também fazia os filmes. A única outra pessoa que se encaixa nesta definiçao, em Hollywood, é George Lucas.'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;