Nacional Titulo
Música nas academias
Por
25/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Malhação embalada a música é regra na maioria das academias. Mas os frequentadores devem estar atentos. Se for acima de 85 decibéis, limite tolerado pelo ouvido humano segundo os especialistas, a música que embala seu exercício na academia pode comprometer a sua audição.

E conforme a frequência e o tempo que se expõe o ouvido ao som elevado, ou seja, acima desse nível recomendado, tanto o aluno, quanto o professor podem sofrer danos auditivos. Há o risco, por exemplo, de se sofrer lesão na cóclea, que é um órgão que fica dentro da orelha e é responsável pela audição. Para prevenir esse risco os especialistas recomendam que o tempo de exposição ao som alto não deve passar de 30 minutos.

Nas indústrias, o uso de protetores de ouvido é obrigatório entre os trabalhadores. Já nas academias não existe esse cuidado e pouco há fiscalização. Muito pelo contrário. A música alta é usada para estimular o aluno nas aulas. Para se fazer ouvir em meio ao som elevado os professores precisam gritar mais do que a música, o que torna o barulho ainda maior.

Para evitar ou pelo menos atenuar os riscos de danos, o melhor é usar protetores auriculares na academia, que protegem o ouvido, mas não chegam a impedir que se ouça o som ambiente.

Na dúvida consulte um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;