Internacional Titulo
Norte-coreano se refugia em consulado americano na China
Das Agências
09/05/2002 | 08:27
Compartilhar notícia


Um norte-coreano se refugiou esta quinta-feira no consulado dos Estados Unidos em Shenyang, cidade do nordeste da China, declarou um porta-voz da missão diplomática. Na véspera, outros dois norte-coreanos conseguiram penetrar no mesmo consulado, enquanto outros cinco invadiram no mesmo dia o consulado japonês dessa cidade.

A agência sul-coreana Yonhap indicou que os três pediram asilo aos Estados Unidos e que os diplomatas norte-americanos estão negociando com as autoridades chinesas para evitar que os invasores sejam devolvidos a seu país.

Dezenas de norte-coreanos se refugiaram nas últimas semanas em embaixadas de países ocidentais em Pequim e depois obtiveram asilo político na Coréia do Sul.

No domingo, a polícia chinesa cercou com arame farpado as embaixadas de Pequim e reforçou os controles para evitar outros incidentes similares.

Organizações humanitárias calculam entre 200 mil e 300 mil o número de norte-coreanos que fugiram da fome nos últimos anos para se refugiar no nordeste da China, onde organizações de caridade cuidam deles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;