Política Titulo Mauá
Inelegível, Betão vai liderar atos com Donisete

Fora da vice pela Lei da Ficha Limpa, vereador atuará diretamente na campanha do PT

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
07/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques 17/9/14


Inelegível por ter as contas de 2008 como presidente da Câmara de Mauá rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), o vereador licenciado Alberto Betão Pereira Justino (PTB) não ficará de fora do núcleo duro da campanha à reeleição do prefeito Donisete Braga (PT). Apesar de não conseguir reverter o revés na Justiça para ser o vice na chapa do petista, Betão atuará na coordenação da campanha do chefe do Executivo.

Evangélico, o petebista liderará agendas do prefeito junto à comunidade de pastores da cidade.

Mesmo antes de ter a definição de que não conseguiria ocupar o posto de vice na chapa de Donisete, Betão já havia decidido que não disputaria novamente a vereança – está no quinto mandato consecutivo. Além do impedimento jurídico, o parlamentar também optou por cuidar da saúde. Em 2012, ele foi diagnosticado com câncer no estômago e teve de fazer cirurgia para retirar parte do órgão.

A fim de emplacar o parlamentar como parceiro de chapa de Donisete, o PT de Mauá esperou até a data da convenção, realizada no dia 30, para oficializar o nome do candidato a vice-prefeito, mas como Betão não conseguiu derrubar a rejeição às contas na Justiça, escolheram, aos 45 minutos do segundo tempo, o empresário Cleber Broch (PTB) para substitui-lo.

Como prêmio de consolação, Donisete chegou a cogitar nomear Betão para a Secretaria de Relações Institucionais, mas reavaliou a ideia e decidiu que é melhor deixar o petebista livre para ajudar na campanha petista.

Mesmo de fora do pleito, Betão ainda tenta fugir da condenação que o deixou inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Após perder em primeira e segunda instâncias, o petebista recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas na tarde de sexta-feira, em decisão monocrática, a ministra Regina Helena Costa negou liminar pleiteada pelo parlamentar. O mérito do processo, no entanto, ainda será analisado.

Betão alega cerceamento da defesa no processo de análise de suas contas pelo TCE. Como chefe do Legislativo, aprovou aumento dos salários dos vereadores acima do teto constitucional. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;