Setecidades Titulo Segurança
Diadema recebe mais 40 guardas-civis

De acordo com secretário, efetivo deve atuar
principalmente na ronda em escolas municipais

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Diadema ganhou ontem mais 40 guardas-civis municipais. Após passarem por treinamento, o intuito é que atuem principalmente na segurança de escolas municipais. Além disso, 60 guardas-civis patrimoniais que trabalham na segurança de prédios públicos também foram apresentados pela manhã.

Conforme o secretário de Segurança da cidade, coronel Eduardo José Félix de Oliveira, a ideia que já vem sido trabalhada há um tempo é a criação de uma inspetoria de Segurança Escolar. “Estamos atualmente com 16 homens na nossa ronda escolar, que faz a segurança das instituições municipais. Vamos direcionar esse efetivo a mais para isso e para criação de uma inspetoria especializada nesse tipo de segurança.”

Os guardas-civis vão passar por três meses de treinamento no Centro Regional de Formação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, localizado em São Bernardo, sendo a primeira turma de Diadema a treinar no local. Depois disso, um mês de estágio será feito nas ruas do município.

“Após os quatro meses de treinamento, vamos iniciar o trabalho nas escolas. Além do horário de entrada e saída dos alunos, vamos priorizar a madrugada e todo o período após o fechamento”, explicou o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Valdinar Sirilo da Hora.

O prefeito Lauro Michels (PV), presente à cerimônia de boas-vindas na central da corporação, no Centro, afirmou que o aumento do efetivo é prioridade. Atualmente, Diadema conta com 211 guardas-civis municipais e 126 guardas-civis patrimoniais. “Esse é um compromisso do plano de governo. Até porque para acabar com as horas extras precisamos contratar mais guardas. A parte mais importante é que vamos auxiliar na área, mesmo sem ter essa responsabilidade, que é do Estado. A sensação de segurança nas ruas vai aumentar”, disse.

Até junho, a Prefeitura pretende homologar concurso para mais vagas na corporação. A expectativa é que sejam abertos 50 postos para homens e 30 para mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;