Setecidades Titulo Transporte
Sto.André monitora
os ônibus com GPS

Tecnologia permitirá mudanças nas linhas em tempo real;
objetivo é agilizar sistema municipal e evitar tempo de espera

Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os 420 ônibus da frota municipal de Santo André foram equipados com aparelhos de GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global). Com a instalação, os veículos passam a ser monitorados em tempo real, com a possibilidade de corrigir rapidamente falhas que prejudiquem a circulação dos coletivos e diminuir o tempo médio de espera dos cerca de 4,5 milhões de passageiros que utilizam o sistema mensalmente.

A gerenciadora do sistema, SA-Trans, informa que não houve investimento público na instalação, já que a aquisição dos equipamentos foi feita pelas sete concessionárias que atuam no município, conforme previsto em contrato. A estimativa do gerente geral da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), Luiz Marcondes Freitas Júnior, é de que foram investidos R$ 3 milhões. Chip colocado no interior dos veículos transmite as informações para a central de monitoramento da SA-Trans e para cada uma das concessionárias. As empresas operadoras terão acesso apenas aos dados sobre as próprias linhas, sem conseguir visualizar o tráfego das demais. Os aparelhos começaram a ser testados em dezembro.

O diretor da SA-Trans, Paulo Lemos, explica que o dispositivo permitirá à empresa checar reclamações de usuários e apurar irregularidades. "Vamos ver se o motorista excedeu a velocidade, se parou nos pontos, se houve frenagem brusca, entre outros problemas", afirma. A verificação de denúncias antigas será possível por conta do sistema de armazenamento de dados, que permite que as informações fiquem guardadas por até dois anos.

O diretor salienta que também podem ser feitas mudanças instantâneas por conta de acidentes ou congestionamentos. "Em casos atípicos, poderemos deslocar veículos para uma linha que teve um veículo quebrado ou acidentado."

Para Marcondes, a novidade permite ter visão instantânea dos veículos e a leitura da linha de uma forma detalhada. "Essa questão de fiscalizar o cumprimento de horários, pontos de parada, velocidade, entre outros, se tornou impossível de ser feita humanamente."

A cidade é a quarta da região a implementar o modelo de rastreamento. São Caetano, Mauá e Diadema também utilizam a tecnologia em 100% dos coletivos. Em Mauá, o usuário consegue acessar pela internet o mapa com a localização em tempo real do coletivo. A Prefeitura pretende espalhar em alguns pontos da cidade painéis com os tempos de espera. A SA-Trans promete instalar sistema semelhante em breve, mas ainda não tem definição de prazo.

Empresas

Atualmente, a cidade conta com duas empresas no sistema de transporte público - Viação Expresso Guarará e o Consórcio União Santo André, formado pelas viações Guaianazes, Curuçá, Etursa, Parque das Nações, Viação Vaz e São Camilo.

Representante das empresas Viação Guaianazes, Curuçá e Etursa, Pedro Resende Brito destaca que o GPS é ferramenta de medição "interessante". No entanto, não resolve o principal problema observado no município hoje em dia: o trânsito. "Esse sistema até pode ser uma válvula de escape para problemas, mas funcionará mais como forma de fiscalização", ressalta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;