Nacional Titulo
Unidos de Vila Maria destaca lendas e encantos de Ilhabela
Por
06/02/2016 | 01:01
Compartilhar notícia


Com o enredo Samba "A Vila Formosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas", a escola de samba Unidos da Vila Maria, segunda a desfilar no Sambódromo do Anhembi, nesta sexta-feira, 5, vai contar a história, lendas e encantos de Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, conhecida como capital da vela.

Dividido em cinco setores, o enredo da Vila Maria vai destacar desde a descoberta de Ilhabela até sua modernidade. Logo no primeiro setor, a escola vai falar sobre as lendas do local, os protetores do mar, como Iemanjá, seus descobridores e os índios que viviam lá. Já no setor seguinte, a escola relembra que Ilhabela já foi um centro de troca de escravos.

No terceiro setor aparecem os jesuítas e os naufrágios, enquanto que o quarto setor vai falar sobre as lendas que envolvem Ilhabela. E, para finalizar, o último setor apresenta as modernidades, como os barcos dos velejadores, e a cultura da cidade, como a famosa Folia de Reis.

A Vila Maria conta com 3.500 integrantes, divididos em 29 alas. Com 240 componentes, a bateria comandada por Rodrigo Neves, o mestre Moleza, vem caracterizada de pirata. A madrinha da ala é Dani Bolina e a rainha, Bruna Fonseca.

A escola conta ainda com Agatha Luiza, que, de acordo com a agremiação, é a rainha-mirim mais nova do Brasil. Serginho do Pandeiro, Amanda Gontijo (ex-BBB) e Dudu Nobre, que é um dos compositores do samba-enredo, completam os destaques da escola.

Campeã do Grupo de Acesso em 2014, a escola da zona norte de São Paulo busca seu primeiro título no Grupo Especial. Em 2015, a agremiação terminou em 10º lugar. Na busca pelo título inédito, a escola investiu no carnavalesco Alexandre Louzada, campeão pela Vai-Vai em 2015.

Samba enredo: "A Vila Formosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas"

Vem ver

No horizonte o sol vai despertar

Em cada canto vejo florescer

Obra prima da mãe natureza

O azul do mar, revelando encantos e magia

"Ilha das maravilhas"

Terra onde canta o tangará

E o índio bateu o tambor . . . Ôô

Reverenciando ancestrais

Matas, rios e cascatas adorou

As riquezas naturais

E no balanço das ondas . . . Mareia

Tem reza forte tem . . . Na aldeia . . . Clareia

Salve o sincretismo na religião

Oxóssi é São Sebastião

Desafiando a emoção

Piratas aventureiros

Lendas, mistérios e sedução

Em busca do ouro a ambição

Vai e vem da maré... sinfonia no ar

Tantas histórias pra contar

Você o meu paraíso em aquarela

A grande capital da vela... Ilhabela

Dona das mais lindas cachoeiras

Deságua na cadência do meu samba

E nesse carnaval

Torna o meu sonho real

É você minha Vila o meu grande amor

Paixão pra vida inteira

A mais ... É ela

Vila Maria canta Ilhabela




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;