Política Titulo São Bernardo
Marinho sugere que PT apoia veto à ideologia de gênero
Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), ignorou a pressão de setores do PT sobre seu posicionamento a respeito da ideologia de gênero nas escolas da cidade. Marinho, que vetou emenda da Câmara que proibia o ensino de diversidade nos colégios, anunciou que vai mandar ao Legislativo projeto de sua autoria com restrição ao debate de gênero entre alunos.

“Eu acho que você tem de se informar mais sobre o PT e em relação ao que se pensa. Alguém fala do PT e vocês (imprensa) falam que é o pensamento do PT. Pergunte ao presidente do partido (Brás Marinho, irmão do prefeito) se é isso mesmo. Informe-se melhor”, esbravejou Marinho, ao ser questionado sobre a polêmica na sigla. Na sequência, encerrou a entrevista.

Embora Marinho insista negar que há estremecimento no partido, os setores de mulheres do PT nacional e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e o grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) do petismo mandaram notas públicas de repúdio ao chefe do Executivo de São Bernardo. Militantes dessas alas cogitam até acionar a comissão de ética partidária, uma vez que Marinho descumpre estatuto da agremiação, explícita ao dizer que filiados precisam combater qualquer tipo de discriminação.

Internamente, o prefeito tem dito que o PME (Plano Municipal de Educação) permite o debate de gêneros nas escolas. Também afirma que a emenda dos vereadores ao PME abria brechas, pois só envolvia colégios municipais. Seu projeto contempla as redes estadual, municipal e privada – embora especialistas entendam que o texto seja inconstitucional porque o prefeito tenta legislar em esferas de poder as quais não tem competência.

Na semana passada, o petista se reuniu com a base de sustentação no Paço e pediu que os vetos assinados por ele às emendas ao PME fossem mantidos pela Casa. Ontem, foi evasivo sobre sua percepção do caso. “Vamos aguardar (para ver se os vereadores sustentam o veto na sessão de amanhã), não quero fazer esse diálogo com os vereadores pela imprensa e sim diretamente com eles. O que está colocado já está. Vamos em frente”, declarou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;