Economia Titulo
Telefonia fixa deve ter reajuste maior que o anunciado
Por Do Diário OnLine
01/07/2004 | 21:15
Compartilhar notícia


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) restabeleceu nesta quinta-feira o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) como o indexador das tarifas de telefonia fixa do ano passado. As operadoras, porém, se comprometeram a não repassar aos consumidores os valores retroativos a 2003, quando as tarifas foram reajustados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) — que teve variação inferior ao IGP-DI.

Apesar desse comprometimento das operadoras, o reajuste da conta de telefone deste ano deve ficar acima do que foi divulgado no início da semana, quando a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou um índice de 7,43% para os consumidores residenciais. Isso porque tal índice foi definido em cima de uma base de cálculo menor.

A Anatel ainda não informou qual será o percentual de reajuste que entrará em vigor nesta sexta-feira, mas a expectativa é de que fique em torno de 16,5% para a cesta básica de serviços locais, que inclui a assinatura mensal e os pulsos residenciais e comerciais. As operadoras estão negociando com o objetivo de parcelar essa diferença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;