Internacional Titulo
Seqüestradores de aviao afegao se rendem
Do Diário do Grande ABC
10/02/2000 | 10:29
Compartilhar notícia


A polícia britânica prendeu 19 pessoas envolvidas com o seqüestro do aviao afegao que terminou pacificamente, nesta quinta-feira no aeroporto londrino de Stansted. A informaçao foi anunciada pelo chefe de polícia de Essex, David Stevens. ``Dezenove pessoas foram presas', declarou Stevens numa coletiva de imprensa. Todas essas pessoas ``sao suspeitas de estar envolvidas de uma maneira ou outra' no desvio da aeronave, afirmou o chefe de polícia.

Segundo ele, ainda podem ocorrer novas prisoes, já que o interrogatório das pessoas que se encontravam a bordo do Boeing da Ariana continua. Nenhum tipo de garantia foi dado aos terroristas em troca da rendiçao. Os seqüestradores ``nao apresentaram nenhuma exigência de garantia (para obter) o asilo político, e também nao foi dada qualquer garantia sobre isto', afirmou.

Os passageiros e os seqüestradores que desviaram um Boeing 727 afegao que decolou de Cabul no último domingo saíram com as maos para cima, depois de uma retençao de reféns de quatro dias, que terminou sem maiores incidentes.

O trabalho da polícia britânica, que negociou pacientemente a rendiçao dos misteriosos seqüestradores depois da aterrissagem do Boeing da companhia afega Ariana na última segunda-feira em Stansted, alcançou seu objetivo, por volta das 3h locais desta quinta-feira. A porta traseira do aviao da Ariana foi aberta para deixar sair um primeiro grupo de 85 pessoas, integrado principalmente por mulheres e crianças.

A resoluçao para o seqüestro parecia clara, mas as discussoes continuaram. Segundo a rede de TV BBC, os policiais entraram na noite desta quarta-feira no aparelho para falar diretamente com os terroristas, o que evidenciou a confiança que terminou por surgir durante as delicadas negociaçoes. Três horas mais tarde, vários veículos blindados da polícia, seguidos de ônibus do aeroporto, se aproximaram do aviao.

As câmeras de sistema infra-vermelho dos canais de televisao, que desde o anoitecer transmitiam a evoluçao dos acontecimentos, mostraram ao vivo os movimentos. Isto permitiu observar um segundo e último grupo de aproximadamente 65 pessoas que estava deixando o aviao, sob a vigilância de policiais britânicos armados.

Um pequeno grupo de umas dez pessoas - possivelmente os seqüestradores - foi o último a sair do aviao. Essas pessoas foram separadas das outras pelos policiais. Depois, os agentes começaram a inspecionar o Boeing que no domingo saiu de Cabul para verificar se nao havia ninguém escondido e se nao havia armas ou explosivos. No total, a captura de reféns durou 96 horas desde a partida de Cabul.

A poucos metros, os empregados do terminal do aeroporto de Stansted se dirigiam para seu trabalho, indiferentes ao que estava acontecendo no extremo da pista, enquanto os primeiros passageiros caminhavam tranqüilamente para seus avioes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;