Cultura & Lazer Titulo
RPM é homenageado da semana
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
04/11/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


O programa Por Toda a Minha Vida desta noite, logo após a estreia da série Clandestinos - O Sonho Começou, na TV Globo, fará uma homenagem ao grupo RPM.

A apresentadora Fernanda Lima lembrará um pouco a trajetória dos rapazes, que tinham o vocalista Paulo Ricardo como capitão. Serão apresentados depoimentos dos integrantes e profissionais que fizeram parte da banda paulista que era embalada pelo rock progressivo, e também declarações de pessoas que viveram o dia a dia do RPM, como o escritor Marcelo Rubens Paiva.

A história do grupo teve início em 1978, quando Paulo Ricardo começou a compor algumas músicas ao lado do tecladista Luís Schiavon.

Porém, pouco tempo depois, Paulo foi morar em Londres e a produção do álbum foi paralisada. sendo retomada apenas quando ele retornou.

Na companhia do escritor Marcelo Rubens Paiva, Paulo Ricardo visitou a gravadora CBS, e concretizou ali a oportunidade para apresentar suas composições ao produtor musical Tomás Muñoz.

Com um vocalista e um tecladista, faltava ainda um guitarrista para completar a banda, que mais tarde faria muito sucesso. Foi quando chegou Fernando Deluqui para assumir o instrumento.

Em 1985, o RPM fez sua primeira apresentação, que esgotou bilheteria, e lançou o LP com músicas que marcam até hoje várias gerações, como Olhar 43 e Rádio Pirata.

Com um ano de trabalho, já contabilizavam mais de 500 mil cópias vendidas. No embalo do sucesso nas rádios e no gosto do povo, logo foi lançado o álbum Ao Vivo do RPM, na época o mais vendido da história, alcançando a marca de 3 milhões de cópias.

Depois de temporada de três meses de descanso dos shows, o clima entre os ‘RPMs' começou a esfriar e a banda caminhou para o fim, quando Luís Schiavon anunciou que iria gravar seu primeiro CD solo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;