Política Titulo
New York Times diz que Lula torna-se 'amigável ao mercado'
Do Diário OnLine
30/11/2002 | 17:53
Compartilhar notícia


O jornal norte-americano The New York Times publicou uma reportagem neste domingo afirmando que, quanto mais próxima está a data da posse, mais “amigável ao mercado” o novo governo vai se tornando. Mesmo assim, a publicação ressalta que o primeiro ano da próxima administração será de “extrema dificuldade”.

A reportagem traz declarações do coordenador da equipe de transição, Antonio Palocci, que na última quinta-feira concedeu entrevista à imprensa estrangeira. Entre elas está a possibilidade de discussão da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), agora já admitida pelo governo petista.

"Achamos que é necessário negociar a Alca, porque acreditamos que a integração das Américas é um projeto positivo e verdadeiro", afirmou Palocci, que ainda ressaltou a necessidade de negociar os termos do acordo.

Palocci também disse que Lula deverá ser muito cauteloso ao tomar posse. "O Brasil é um país de dimensões continentais. Não podemos tratá-lo como um bote, que pode fazer uma curva brusca. Este é um grande navio, e a virada para uma nova política deve ser feita com cuidado", afirmou.

O texto ainda lembra a viagem que Lula fará aos Estados Unidos em dezembro, quando se encontrará com o presidente George W. Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;