Economia Titulo Agosto
Anatel marca audiência pública sobre o serviço móvel
24/07/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) marcou para o dia 11 audiência pública sobre revisão da qualidade do serviço móvel, que além de impor regras mais rígidas para a telefonia celular, cria metas de qualidade para a banda larga móvel, que não estava previsto na regulamentação anterior. A audiência será em São Paulo, na Câmara Americana de Comércio.

Em relação à internet móvel 3G, foram criados três indicadores: a taxa de conexão ao acesso, que é o indicador relativo à disponibilidade do sistema; a taxa de queda do acesso, que vai avaliar a estabilidade da conexão, e o monitoramento da garantia de velocidade contratada, estabelecendo patamares mínimos de entrega da conexão. Pela proposta, nos horários de maior uso, a prestadora terá de garantir velocidade mínima de 30% do valor máximo previsto no plano, tanto para download quanto para upload (transferência de conteúdo). Nos horários de menor tráfego, o percentual exigido será de 50%.

Haverá ainda o aumento gradativo dos porcentuais exigidos. Um ano depois da implementação do novo regulamento, a operadora terá de garantir, no mínimo, 50% do valor máximo nos horários de maior movimento e 70% nos outros períodos do dia. Atualmente, as operadoras só se comprometem a entregar o mínimo de 10% da velocidade comercializada, o que tem sido alvo de constantes reclamações não só na Anatel, mas também nos órgãos de defesa do consumidor. O documento prevê ainda que as tentativas de conexão à banda larga móvel devem ser estabelecidas em 98% dos casos, no mês, e a taxa de queda do acesso deve ser inferior a 5%, no mês.

Reclamações - O documento também estabelece que a relação entre o número total de reclamações recebidas na agência, contra a prestadora, e o número total de reclamações recebidas em todos os canais de atendimento da empresa, no mês, não deve superar 2%. O texto prevê ainda a adoção do IDA (Índice de Desempenho no Atendimento) para compor o rol de indicadores de aferição da qualidade do SMP(Serviço Móvel Pessoal). Todas as tentativas de envio de mensagens devem resultar em entrega ao usuário final em até 60 segundos, no mínimo, em 95% dos casos.

O texto completo da proposta já está disponível no site da Anatel. O regulamento permanecerá em consulta pública até dia 26 de agosto. As sugestões podem ser enviadas por e-mail, fax ou carta. Depois da consulta pública, o regulamento voltará para o Conselho Diretor para analisar as alterações sugeridas. O regulamento entrar em vigor 180 dias depois da publicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;