Turismo Titulo Turismo
Neve ao Norte

Confira as atrações da temporada de esqui que
começa agora na Europa e nos Estados Unidos

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
10/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Foi dada a largada para a temporada de esqui no Hemisfério Norte. Milhares de brasileiros já arrumam suas malas para passar as festas de fim de ano e as férias de janeiro nos Estados Unidos e em países da Europa, como Suíça, Áustria, Alemanha, França e Itália, entre outros.

A frequência de brasileiros nas diversas estações de esqui faz com que nosso País fique na terceira colocação entre as nações que mais emitem turistas a destinos de neve.

Devido à boa demanda, hotéis e resorts investirão milhões de dólares em restaurantes e empreendimentos de hospedagem nas estações.

Mas quem quiser curtir as montanhas deve correr, pois o o aquecimento global tem tornado a incidência de neve cada vez mais escassa, conferindo-lhe status de ouro branco para os aficionados por esportes de inverno. O alerta tem feito muitos bancos rejeitarem empréstimos aos centros de esqui suíços situados em pontos baixos das montanhas. A projeção é de que, das cerca de 230 estações em operação hoje no país, menos da metade sobreviva entre 2030 e 2050. Por isso, não perca tempo: arrume as malas e parta para a neve enquanto ainda é tempo.

A França e suas 40 estações

Exagero ou expert no segmento? A França tem cerca de 40 estações de esqui espalhadas pelo país. Em meio a paisagem preservada, as pistas chegam a ter até 2.500 metros de altitude, com direito a selo de qualidade nas estações para crianças. As estruturas nobres para quem gosta de se aventurar na neve atrai esquiadores espanhóis, vizinhos próximos, e os "invernantes" do grande Oeste da França.

Os Pireneus são acessíveis a partir de Paris e o inverno se anuncia generoso: os flocos caem em abundância antes do Natal e os sólidos equipamentos para neve garantem segurança contra os menores imprevistos. Cada vale promete um sotaque particular, desde espaços catalães dos montes do Béarn, às descidas de Ariège com relevos do País Basco.

As identidades são reforçadas pelos sabores da região: um petisco de queijo de cabra de Ossau-Iraty ou um lanche com o Rocher des Pyrénées (bolo derretido na grelha) substituem, por exemplo, as receitas clássicas da montanha, como o fondue.

Outra vantagem dos Pireneus são as termas, que se convertem em verdadeiros deleites de bem-estar. Tais fontes quentes conhecidas desde a Antiguidade romana deram lugar a uma dúzia de centros voltados para o relaxamento, em charmosos spas.

FRIO NA BARRIGA - Todos os arrepios e frio na barriga proporcionados pelos esportes de inverno estão presentes ao descer as íngremes montanhas do Pic du Midi. Geralmente, até os esquiadores mais corajosos descem a montanha acompanhados de um guia.

Entre as dicas imperdíveis que não podem ser esquecidas em terras francesas está a cidade de Font-Romeu, uma estação climática com presença marcante do sotaque catalão.

Os iniciantes também podem desfrutar das atrações de Ax-les-Thermes. A estação de Saint-Lary-Soulan comemora seu 50º inverno, com uma propriedade ainda mais dinâmica (setores do Plat d'Adet e de Espiaube) dominando a cidade e o vale d'Aure, de rico patrimônio. Por lá é fácil encontrar igrejas inclinadas do Louron, Maison de l'Ours, entre outras.

A cidade de Cauterets conserva a memória dos escritores viajantes e românticos do século 19, como Victor Hugo, George Sand e Châteaubriand, além de palácios do Segundo Império.

Domaine du Tourmalet, a Mongie e Barèges, as duas encostas do famoso monte classicamente atravessado pelo Tour de France apresentam o mais vasto conjunto com todos os tipos de pistas. O endereço principal da região interconectada do Tourmalet tem descidas de esqui sem pista a 2.877 metros de altitude.

E mais uma vez a comodidade fala mais alto: o aluguel de equipamentos para esquiar deve ser feito com antecedência. As grandes redes de lojas de artigos esportivos dispõem de uma central de reservas na internet (em várias línguas). O equipamento escolhido - frequentemente com preços reduzidos - o esperará junto às pistas, em mais de uma centena de estações de esqui. Outras informações pelo site www.interlocation.com.

ITÁLIA - Ao atingir o território italiano, a dica é conhecer Piemonte, formada por parques naturais como Gran Paradiso e Val Grande, famosas colinas, vales e montanhas que são grande atrativo para os esquiadores e atletas que se desafiam nos caminhos de geleiras.

Charme na Baviera alemã

A Baviera alemã é um ótimo reduto para a prática do esqui. Nela, um dos refúgios mais escolhidos pelos turistas é a cidade de Garmisch-Partenkirchen, conhecida mundialmente por ter celebrado os Jogos Olímpicos de 1936.

A cidade possui fantástica paisagem que se mistura às ruas e avenidas, restaurantes e hotéis fabulosos. Quem passa por lá ainda pode aproveitar o rico artesanato. Para equilibrar as altas doses de adrenalina causadas pelo esqui nas montanhas, o turista pode visitar o Museu Werdenfels e conhecer a obra do famoso compositor Richard Straus, além de outros artistas da região.

A 20 quilômetros dali está a cidade de Mittenwald, considerada a mais bonita da região. A poucos quilômetros está Berchtesgaden, local onde Adolf Hitller mantinha sua casa na montanha. A cidade fica nos pés de Zugspitze, o ponto culminante da Alemanha, com quase 3.000 metros de altitude.

Além da Bavária, existem outras estações movimentadas da Alemanha como Oberwiesenthal, Harz, Sauerland. Em praticamente todas as estações alemães é possível praticar esqui, snowboard, cross-country, skate no gelo, snow-iking e escorregar em tobogãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;