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SPMar atrasa instalação de ‘call boxes’ no Rodoanel Leste

Concessionária havia prometido ativar os telefones na quinta-feira; novo prazo é dia 18

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/08/2014 | 07:00
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Orlando Filho/DGABC


A concessionária SPMar, responsável pela construção e operação do recém-inaugurado Rodoanel Leste, atrasou a instalação dos telefones de emergência ao longo do segmento, os chamados call boxes. A promessa feita na semana passada era de que os equipamentos fossem ativados na quinta-feira, o que não aconteceu. Sem poder contar com esse recurso o usuário que se envolver em acidente precisa utilizar o telefone celular para pedir socorro, mas nem sempre o sinal é de boa qualidade.

Na sexta-feira, a equipe do Diário percorreu o trecho e constatou que pelo menos metade dos 40 telefones de emergência não está funcionando. De 20 equipamentos analisados pela reportagem, 11 haviam sido cobertos com sacos plásticos pretos. Outros nove aparelhos estavam mudos ou apenas repetiam gravação que orientava o usuário a aguardar atendimento. Em apenas um deles um operador atendeu à ligação, mas o sinal foi interrompido logo no início do diálogo e não foi possível estabelecer contato. 

A promessa da SPMar era de que 40 call boxes, de um total de 66, entrassem em operação na quinta-feira. A empresa justifica o atraso com a alegação de que chuvas teriam atrapalhado a conclusão da instalação de fibra ótica necessária para o funcionamento. Os equipamentos devem ser ativados até o dia 18, diz a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

A SPMar afirma que, “dos atendimentos realizados, apenas 3% são originados por ligações desses equipamentos”. A maioria dos chamados, diz a empresa, é identificada por viaturas da concessionária e da Polícia Militar Rodoviária.

Outro problema constatado é a iluminação. Há postes ao longo de todo o percurso, mas só foram instaladas lâmpadas nas proximidades das praças de pedágio, localizadas nos acessos ao Trecho Sul e na saída para a Rodovia Ayrton Senna. Em relação à proteção dos veículos, não há guard rail no canteiro central em diversos pontos. Um deles fica pouco antes da entrada para o túnel, na altura do km 97.

A concessionária justifica que concluiu a colocação de iluminação e guard rails em todos os locais exigidos em contrato. “O restante do trecho onde há postes instalados não faz parte do escopo inicial do contrato, assim como todas as defensas metálicas instaladas no canteiro central.” A empresa diz cumprir todos os requisitos de segurança exigidos pelas normas técnicas brasileiras.

No fim de julho, foi iniciada a substituição de 124 juntas de dilatação – material elástico colocado entre duas partes de uma estrutura para que a movimentação decorrente de mudanças de temperatura não danifique o tabuleiro. Por esse motivo, ainda há pequenas interdições ao longo do trajeto. O serviço deverá ser concluído na semana que vem.

No primeiro mês de funcionamento, passaram pelo Trecho Leste cerca de 180 mil veículos. Segundo a SPMar, o trajeto conta com 840 placas, 35 mil elementos para sinalização de solo (como tachas refletivas, os populares olhos de gato) e três painéis eletrônicos móveis com mensagem de orientação variável. Mais 60 placas serão instaladas nos próximos dias. A alça Leste foi inaugurada no dia 3 de julho pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A liberação total da pista deve ocorrer dois meses após a entrega da fase inicial.

Artesp afirma que obras estão no prazo

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) afirma que as obras complementares do PII (Programa Intensivo Inicial) do Trecho Leste do Rodoanel estão dentro do prazo estabelecido em contrato, de 180 dias após a inauguração. Só depois que todos os itens exigidos forem cumpridos, a concessionária SPMar poderá iniciar a cobrança de pedágio, cuja tarifa básica será de R$ 2,10.

Segundo a Artesp, os 40 primeiros call boxes serão ativados até o dia 18. Os 26 restantes deverão ser ligados no dia 20. Nesse mesmo prazo deverá começar a funcionar o sistema de videomonitoramento.

O segmento que foi entregue no mês passado tem 37,7 quilômetros e liga o entroncamento com o Trecho Sul até a Rodovia Ayrton Senna. O restante está prometido para setembro. Quando pronta, a alça Leste terá 43,5 quilômetros e chegará até a Via Dutra. Também será construído acesso a Suzano, em trecho próximo à divisa com Ribeirão Pires.




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