Cultura & Lazer Titulo Manifestação artística
Sarau abre dez anos da Cia da Matilde

Em São Caetano, iniciativa cultural funciona somente com patrocínio desde 2004

Por Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
08/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Completar dez anos trabalhando em uma mesma empresa é muito. Já assoprar as velas do décimo aniversário não é tanto assim. É nesse dilema que a Cia da Matilde, de São Caetano, comemora uma década de existência.

“Poucas companhias conseguem chegar à marca de dez anos, mas, ao mesmo tempo, algumas peças teatrais precisam de até dois anos para ficarem prontas. É confuso quando a gente para e examina se é muito ou pouco”, diz o presidente da Matilde, Erike Busoni.

As comemorações de aniversário serão realizadas ao longo do ano. Hoje, às 22h, o 22º Sarau abre a programação especial. A cada 15 minutos, uma apresentação artística será encenada. Pode ser teatro, música, artes plásticas, cinema, dança, poesia ou qualquer outro tipo de manifestação. O artista pode se inscrever na hora e mostrar seu talento.

“É um encontro bem anárquico e livre. Tanto que não temos nem periodicidade para o sarau. Montamos quando o pessoal pede e quando sentimos a necessidade. Mas é tudo colaborativo, os artistas ajudam na organização, se apresentam e assistem”, conta Busoni.

Toda a divulgação das intervenções artísticas da companhia é anunciada por meio das redes sociais e dos próprios participantes. “Somos da época do Orkut, evoluímos com a internet e abastecemos bem nossas páginas. Postamos, produzimos vídeos e até transmitimos shows ao vivo.”

O espaço da companhia suporta até 300 pessoas. Entre as apresentações já confirmadas estão pintura em tela ao vivo (com Luciano Albamonte), música e poesia (Moises Vilas Boas), tecido aéreo (Hernani) e stand-up comedy (Macarrão).

Segundo o presidente, uma das principais conquistas da companhia foi fechar patrocínio com grandes empresas, o que mantém a Matilde de pé. “Não temos auxílio municipal e conseguimos fazer funcionar o único centro cultural da cidade, com todas as produções montadas em São Caetano. A região tem diversos grupos de extrema qualidade, mas com uma permanência difícil, justamente por essa falta de investimento por parte das administrações.”

A ideia da direção é realizar ainda uma festa no meio do ano e publicar um livro contando a trajetória da Cia da Matilde no fim de 2014. “Vejo como um incentivo para que outras companhias pensem num caminho parecido com o que a gente teve, batalhem e desenvolvam a cultura no Grande ABC.”

Ricardo III

Produzida em outubro do ano passado, a montagem Ricardo III é a primeira das 39 peças do escritor inglês William Shakespeare que serão encenadas nos próximos dez anos pela companhia no Shakespeare – Projeto 39.

Antes de estrear, o grupo conquistou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013. Venceu também o Aplauso Brasil, como melhor trilha sonora original e está indicado ao Prêmio Shell de melhor ator, para o protagonista Chico Carvalho.

No fim deste mês, a montagem estará também no Festival de Teatro de Curitiba, para duas apresentações. “Depois disso, estaremos ainda em Manaus e vou tentar encerrar a temporada ‘em casa’”, finalizou.

22º Sarau da Matilde – Intervenções artísticas. Hoje, a partir das 22h. No Universo Cultural da Matilde – Rua Senador Vergueiro, 551, Centro, São Caetano. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;