Internacional Titulo
Explosao na Holanda soma 20 mortos e mais de 500 feridos
Por Do Diário do Grande ABC
14/05/2000 | 16:10
Compartilhar notícia


A explosao num depósito de fogos de artifício, a pior tragédia na Holanda desde 1992, matou 20 pessoas e deixou mais de 500 feridos, neste sábado, em Enschede (Leste da Holanda), segundo um balanço divulgado neste domingo, ao meio-dia (hora local), pelas autoridades holandesas.

13 mortos foram identificados e 541 feridos foram internados nos hospitais da regiao. Entre os mortos, estao vários bombeiros.

A rainha Beatriz e o Primeiro-Ministro Wim Kok foram neste domingo ao local da tragédia, perto da fronteira com a Alemanha. Cerca de 2 mil habitantes de Enschede foram evacuados, devido ao incêndio no depósito da empresa Fireworks, numa zona residencial habitada por 2mil pessoas ao Norte de Enschede, perto do centro da cidade.

As autoridades desmentiram, na noite de sábado para domingo, os rumores que apontavam para um possível incêndio criminoso, afirmando nao dispor de nenhuma pista neste sentido.

A explosao aconteceu pouco depois das 16h locais (11h de Brasília), em um depósito da empresa Fireworks, no Norte de Enschede, próximo ao Centro da cidade. O acidente provocou um incêndio de grandes proporçoes, que se estendeu a um restaurante e a quatro casas, segundo testemunhas. Bombeiros da Alemanha, vizinha a Enschede, foram convocados para prestar ajuda.

Fogos de artifício clarearam o céu da cidade, marcando o início da tragédia. Em seguida, houve uma forte explosao e o incêndio, segundo imagens feitas por um cinegrafista amador e exibidas na emissora privada RTL4.

O acidente, cuja causa ainda nao foi determinada, quebrou vidraças e destruiu o calçamento em várias ruas. Restos de fogos de artifícios foram espalhados pelo Centro de Enschede. A explosao foi tao forte que pôde ser ouvida no povoado de Delden, a cerca de 15 km, segundo testemunhas.

Uma nuvem de fumaça cobriu rapidamente Esnschede e pôde ser fotografada pelo Instituto de Meteorologia da Holanda.

A Federaçao das Empresas de Fogos de Artifício informou que a Fireworks é conhecida como uma "empresa séria", que armazenava explosivos fabricados na China. Seus depósitos em Enschede eram os únicos na Holanda localizados em uma área residencial.

A maior catástrofe até sexta-feira havia acontecido em 1992, na queda de um Boeing-747 de carga da companhia israelense El Al, matando 45 pessoas na periferia de Amsterda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;