Internacional Titulo
Acordo nao reduz combate na Cachemira
Do Diário do Grande ABC
06/07/1999 | 10:40
Compartilhar notícia


O exército da India anunciou nesta terça-feira que conquistou novas posiçoes estratégicas nas montanhas de Ladak, na Cachemira. O combate custou a vida de cerca de dez soldados indianos e 70 rebeldes separatistas. Um porta-voz das forças armadas indiana disse que o país reconquistou quatro picos ocupados pelas forças mistas de soldados paquistaneses e guerrilheiros muçulmanos em Batalik. De acordo com Nova Délhi, "nao existem sinais de que os intrusos estejam retirando-se", apesar do acordo fechado entre primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, e o presidente norte-americano, Bill Clinton, no domingo.

Em Islamabad, o chefe do exército paquistanês, general Pervez Musharraf, disse nesta terça que as forças militares "estao em perfeita sintonia com o governo" e que a retirada dos guerrilheiros muçulmanos no setor indiano da Cachemira será decidido após o regresso ao país do primeiro-ministro Sharif. Musharraf disse ainda que o Paquistao pedirá aos rebeldes muçulmanos que deixem a Caxemira indiana, porém, "a decisao final caberá a eles". O general estima que entre 1,5 mil e dois mil "homens livres da Cachemira estao lutando bravamente" na regiao controlada pela India, Kargil e Dras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;