Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 21 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Joanin vai concentrar o estoque em S.Bernardo

Divulgação/ Ricardo Cassin/ PMSBC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Rede supermercadista nasceu em São Caetano, em 1942, mas vai fechar CDs na cidade


Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC

20/08/2021 | 00:01


O Joanin, rede supermercadista fundada em 1942 em São Caetano, vai centralizar as operações em novo CD (Centro e Distribuição) que está sendo construído na Via Anchieta, em São Bernardo. Com isso, as antigas unidades de estocagem, sediadas sobretudo em São Caetano, devem ser gradualmente desativadas. A empresa também confirmou que estuda tirar a estrutura administrativa da cidade e levar para o município vizinho.

Isso acontece no mesmo mês em que a Via, controladora da Casas Bahia e do Ponto Frio, anunciou a saída de São Caetano, cidade onde a companhia também abriu as portas, em 1957. Ou seja, em pouco tempo duas empresas tradicionais reduzem presença no município.

De acordo com o diretor do Supermercado Joanin Alécio Castaldelli Júnior, o novo CD está sendo construído para melhorar a logística. “Precisávamos fazer esse movimento para poder abastecer com mais eficiência as nossas lojas. Até buscamos espaços em São Caetano, mas não encontramos. A localização desse terreno (em São Bernardo) foi fundamental para nossa escolha, pois fica em um ponto central para o abastecimento. Imaginamos também que será muito melhor para os fornecedores.”

Com a mudança, ocorrerá a desativação gradual de três CDs em São Caetano e dois em Santo André. Segundo Castaldelli Júnior, o primeiro a ser fechado será em São Caetano, no bairro Santa Maria, onde o prédio é alugado. “Aos poucos vamos levando os outros. Também cogitamos a possibilidade de levar a administração (todo o setor está localizado em São Caetano) para lá (São Bernardo), porém, não tem nada definido ainda”, completou.

A previsão é que o novo CD, que possui investimento de R$ 35 milhões pelo grupo e deve gerar pelo menos 250 postos de trabalho diretos, seja inaugurado em 2022. A nova estrutura terá 20,4 mil m² de área construída.

O Joanin não divulga números de faturamento, mas, segundo o ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, que lista as 300 maiores empresas do varejo brasileiro, a rede teve R$ 575,62 milhões de faturamento bruto em 2019. No mesmo ano, mantinha estrutura de 26 lojas e 2.128 funcionários. Segundo a mesma publicação, o Joanin aparece em 93º lugar no ranging do segmento supermercadista e na 208ª posição no geral, que inclui demais empresas do varejo.

Questionada sobre a decisão da empresa, a Prefeitura de São Caetano informou que, em contato com representantes do Joanin, foi informada que está descartada a possibilidade de transferência de estruturas da rede localizadas na cidade. “Informações contrárias são meramente especulativas. E, portanto, não merecem comentários”, afirmou a administração, em nota.

A Prefeitura de São Bernardo informou que a rede de supermercados Joanin já é contribuinte do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e a expectativa é de incremento deste tributo após a conclusão do complexo, mas não detalhou os valores que podem ser agregados. “Já com o início das atividades haverá a incidência de taxas municipais decorrentes do funcionamento, bem como no ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a depender da operação que a empresa abrigará no município”, disse, em nota.

Já a Prefeitura de Santo André, que vai perder dois centros de distribuição, não se manifestou.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;