Memória Titulo
Um anúncio para saudar a São Caetano de 1960

Esta é a Semana São Caetano de Memória. E o anúncio reproduzido foi publicado pelo News Seller, antecessor do Diário

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Esta é a Semana São Caetano de Memória. E o anúncio reproduzido foi publicado pelo News Seller, antecessor do Diário, em 31 de julho de 1960: Lojas Everest, já extintas, saúdam a cidade. Em destaque no desenho, o ontem colonial e o hoje do progresso da urbanização e de uma São Caetano ainda horizontal e com zona rural.
A Via Anchieta já havia aberto um canal desenvolvimentista pelos lados de São Bernardo, mas a linha férrea ainda influía, em especial na linha entre São Caetano e Santo André, na sequência da linha Luz/Brás/Mooca/Ipiranga. Tanto que as duas unidades Everest estavam em São Caetano e Santo André. Casas Bahia, no caso, ainda se estruturava para expandir-se a partir do seu ponto de origem, o Centro são-caetanense.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 27 de julho de 1980

Manchete - Ackel (ministro da Justiça, Ibrahim Abi-Ackel) quer implantar a votação eletrônica nas eleições de 1982
Olimpíadas - Basquete brasileiro é derrotado em Moscou para a Espanha (110 a 81) e medalha fica difícil.

A Palavra do Leitor - Luiz Lima Simões reclama da falta d'água permanente na Rua do Carlão, em Vila Lucinda, Santo André. Simões era um dos leitores mais presentes na seção de cartas do Diário.
Rio Grande da Serra - Moradores do bairro Pedreira (120 famílias) não querem a venda da área pela Cohab, sob pena de serem desalojados de suas casas.
Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Mercado imobiliário e suas distorções.

EM 27 DE JULHO DE...

1970 - Reunião de esportistas busca reabilitar o Santo André FC, hoje EC Santo André.
- GE e Casas Bahia homenagem Mário Américo, massagista da Seleção Brasileira, com uma máquina de lavar roupas;
- Toma posse a Comissão Artístico-Cultural de São Bernardo: Paulo Ferreira (presidente), Adir Monteiro, Jorge Rahme e vereadores Américo de Morais, Mauricio de Castro, Ezio Gambini e Emílio Escudero.

Trabalhadores
Nascem em 27 de julho:

1908 - José Salmerão. Espanhol de Almeria. Maquinista. Residência: Rua Iugoslávia, 67.
1916 - Natalino Corrêa. Natural de São Paulo (SP). Mecânico da CBC. Residência: Rua Santiago, 177.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC


MUNICÍPIOS PAULISTAS

São José dos Campos: elevado a município em 27 de julho de 1767, desmembrando-se de Jacareí; Pitangueiras: criado em 1893, desmembrando-se de Jaboticabal; Agudos e Jardinópolis: criados em 27 de julho de 1898; Agudos separa-se de Lençóis Paulista e Jardinópolis de Batatais.

HOJE

Dia do Despachante, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Dia do Motociclista.

SANTOS DO DIA

Aurélio de Córdoba, Maria Madalena Martinengo, Natália e Pantaleão (médico cristão sacrificado na Ásia Menor no século 3).
Na estampa, Santa Natália, que faleceu em Córdoba, Espanha, no ano 852. Ela e o marido, de origem muçulmana, converteram-se ao cristianismo, sendo imitados por Félix e Liliosa, também cristãos ocultos. Todos foram condenados à morte junto com um monge palestino, Jorge, a quem davam abrigo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;