Política Titulo
Juiz cobra da PF prisao de Nicolau dos Santos Neto
Do Diário do Grande ABC
10/08/2000 | 01:14
Compartilhar notícia


O juiz Casem Mazloum, da 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de Sao Paulo, encaminhou nesta quarta-feira ao superintendente da Polícia Federal, Yokio Oshiro, ofício cobrando providências sobre a captura do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto. Ele é apontado como um dos principais envolvidos no desvio de R$ 169 milhoes das obras superfaturadas do Fórum Trabalhista paulista e está foragido há 110 dias. "Requisito à Vossa Senhoria as necessárias providências, no sentido de informar a este juízo acerca da execuçao do mandado de prisao preventiva do acusado Nicolau dos Santos Neto, decretada aos 25.04.2000", escreve Mazloum no ofício.

O juiz quer saber também se a Polícia Federal adotou os procedimentos de praxe para evitar que Nicolau dos Santos Neto deixasse o país, conforme ele havia determinado no dia 12 de abril, um dia depois de o ex-juiz foragido prestar depoimento à Justiça Federal. Na ocasiao, Nicolau, a pedido de Mazloum, entregou à justiça seu passaporte de cidadao, mas há suspeitas de que ele teria guardado um outro passaporte - o de cor verde, especial, usado por magistrados ou profissionais que precisam exercer algum tipo de trabalho no exterior - e, com ele, tenha deixado o Brasil normalmente, assim que percebeu que teria a prisao decretada.

Casem Mazloum lembra, no despacho, que expediu o mandado de prisao no dia 25 de abril e que até hoje nao teve nenhuma resposta da Polícia Federal. "Oficie-se ao Sr. Superintendente da Polícia Federal em Sao Paulo cobrando-se o cumprimento do mandato judicial", escreve o juiz.

Quando Nicolau prestou depoimento, no dia 11 de abril, o juiz Casem Mazloum já havia recebido os dois pedidos de prisao preventiva, solicitados pelos procuradores que investigaram o escândalo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mas só decidiu acatá-los 14 dias depois. Experiente na área jurídica, Nicolau pressentiu que teria as prisoes decretadas e sumiu. Quando os federais receberam os mandados de prisao nao havia mais nenhum rastro, no país, do homem acusado de protagonizar um dos maiores escândalos financeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;