Economia Titulo
Cheques sem fundos caem 28% no semestre
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
17/07/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


O volume de cheques dos consumidores devolvidos pela segunda vez no País caiu 28% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Equifax, em 2009, foram 11,5 milhões de folhas devolvidas, enquanto neste ano, o registro foi de 8,2 milhões. Este é o melhor resultado desde 1997, quando o acumulado no semestre foi de 8,1 milhões.

Na avaliação do consultor da Equifax, Alcides Leite, a queda nas devoluções dos cheques, neste ano, ocorreram em detrimento do aumento da renda do trabalhador, estimulada tanto pela elevação do salário-mínimo, quanto pelo aquecimento da economia nacional.

"Em resumo, houve melhora no na situação financeira pessoal dos brasileiros", atestou Leite. Ele acrescenta que o consumidor mais endinheirado amplia sua capacidade de honrar as dívidas.

Junho - Considerando o mês passado, a queda nas devoluções atingiu 27% sobre igual período de 2009. Leite discorreu que a base de comparação é fraca. "No ano passado houve a crise financeira mundial. Esse foi um período em que o consumidor estava com menos dinheiro, o que facilitava a falta de pagamento."

Quando emparelhados os resultados de junho e maio, a queda foi de 8,8%. A Equifax apurou que houve 1,2 milhões de folhas devolvidas, pela segunda vez, em junho.

Leite não vê tendências sobre o decréscimo, mas afirma que a maior utilização dos cartões de débito contribuem para que diminua o número de operações com cheques. Porém, ele destacou que os talonários são mais utilizados para compras de maior valor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;