Economia Titulo Emprego
Autoconhecimento é fundamental na liderança
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
10/06/2019 | 07:19
Compartilhar notícia


Às vezes, líderes, de novatos a experientes, perguntam o que fazer para serem líderes melhores. A resposta poderia se estender por dias, mas, em geral, há uma recomendação: ‘melhore o quanto você conhece a si, gerencie a si mesmo, motive a si mesmo’.

O autoconhecimento ajuda o líder em todos os sentidos. Ele passa a entender melhor seus sentimentos, capacidade de raciocínio, seu método próprio, o tipo de pessoa que precisa para trabalhar com ele, para complementar seus pontos não tão fortes. O autoconhecimento ajuda até o desenvolvimento da própria maturidade e controle emocional, ele é premissa para o desenvolvimento das outras competências da tão falada inteligência emocional.

E como se conhecer melhor? Elenquei algumas dicas para você construir seu autoconhecimento.

Primeiro – peça feedback, não só no ambiente de trabalho, pessoas que gostam de você lhe responderão com sinceridade o que você precisa melhorar. O feedback é ótima ferramenta para medir a quantas anda a percepção que os outros têm de você.

Segundo – procure consultor de RH ou psicólogo. Peça que lhe aplique testes de raciocínio lógico, analítico, personalidade, enfim, quanto mais informação você tiver a seu respeito, melhor será seu autoconhecimento.

Terceiro – esteja atento ao impacto que as situações e as pessoas causam em você. Perceber o que se passa e qual seria a sua expectativa o ajudam a entender possíveis frustrações às quais ninguém poderia ter acesso.

Desenhe mentalmente, ou até escreva, como você gostaria de ser visto. Às vezes, achamos que os outros nos veem como gostaríamos e que somos capazes de esconder o que não queremos que vejam, mas simples exercício baseado na ‘janela de Johari’ mostra que é difícil esconder quem somos da percepção alheia. Portanto, se quer que lhe percebam de forma diferente desenhe como gostaria de ser visto e elabore plano de ação para ir se aproximando daquela imagem.

Se o líder não sabe o que ele mesmo pensa de si mesmo, como funciona, do que gosta e o que o motiva, é bom começar a checar e se entender melhor. Este será o primeiro passo para o desenvolvimento da liderança!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;