Setecidades Titulo Mauá
Morador agora reclama de rotatória no Jardim Zaíra

Dez meses depois de a Prefeitura de Mauá ter tirado terminal de ônibus, mudança tem sido alvo de críticas

Bia Moço
10/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Terminal de ônibus que durante seis anos atormentou a vida de moradores do Jardim Zaíra, em Mauá, foi transformado em rotatória há dez meses. No entanto, mais uma vez o espaço se tornou alvo de críticas da população. Embora a promessa da Prefeitura de demolir o ‘terminal da vergonha’ tenha sido cumprida em setembro do ano passado, usuários do antigo equipamento estão descontentes com a mudança e dizem que preferiam que a parada de ônibus, instalada no meio da Avenida Presidente Castelo Branco, voltasse a funcionar. O equipamento recebia 15 mil pessoas por dia, atendendo seis linhas municipais daquela região.

A equipe de reportagem do Diário esteve no local, ouviu moradores e comerciantes, que disseram não aprovar a mudança, sobretudo porque piorou a circulação de veículos, aumentou problema de enchente e dificultou acesso ao transporte público.

O que chamou a atenção foi o depoimento da balconista Roberta de Souza, 43 anos. Ouvida pela reportagem em setembro, foi uma das mais enfáticas na defesa da demolição do terminal. Na época, ela considerou que o equipamento mais atrapalhava do que ajudava. Dez meses depois, Roberta demonstra que o tempo perdido em ter que parar no terminal e pegar outro ônibus para ir até o local de destino já não é o maior problema.

“Para quem usa transporte público essa rotatória atrapalhou a vida. Primeiro que nem deveriam ter construído o terminal, mas já que fizeram, a Prefeitura deveria ter deixado aqui, funcionando, mas sem parar para trocar de ônibus. O ideal era aumentar o percurso das linhas para acesso ao bairro, sem ter de fazer baldeação”, relatou a balconista.

Se antes Roberta se queixava do tráfego difícil, agora diz que o trânsito está “mais do que absurdo, e cada vez mais acidentes e batidas de carros acontecem”. E afirma que se “antes estava ruim, agora ficou muito pior”.

Dos 12 motoristas ouvidos pela equipe do Diário, somente um disse gostar da mudança, mas por questão visual. Já Andreia Moraes Amaral , 45, que estava parada no semáforo da rotatória, compartilha da opinião da maioria e avalia que a reforma não ficou boa. “O trânsito ficou confuso. Mudaram mão e entradas. Na verdade acho que piorou o trânsito. Fora que quando chove alaga mais do que antes, e deveria ter melhorado.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;