Política Titulo Em Santo André
Licenciado, Rautenberg ensaia retorno à Câmara

Fora do Legislativo desde agosto, vereador requereu período menor de afastamento

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Parlamentar mais bem votado do Grande ABC na eleição de 2016, com 7.863 votos, e afastado da Câmara de Santo André desde agosto, o vereador licenciado Roberto Rautenberg (PRB) ensaia volta ao Legislativo. O republicano, que tem se dedicado desde então à vida empresarial, requereu nova licença à mesa diretora na terça-feira, desta vez por 30 dias. O período contrasta com o pedido superior das outras cinco vezes anteriores. As demais, consecutivas, foram de dois meses.

Há informações de que o republicano possa retomar as ações por breve período, já em julho e se estender até as eleições, em outubro. Ele teria telefonado na última semana para integrantes da cúpula do Paço para sinalizar seu regresso. A volta pode acontecer, ao menos no começo, em pleno recesso parlamentar, remunerado.

Quem perderia a cadeira com a movimentação de Rautenberg seria o suplente Jorge Kina (PSB). O socialista admitiu que o cenário tem sido fomentado no campo das especulações pelos corredores da Câmara. “Fato é que ele nunca pediu 30 dias. A gente fica desconfiado. Essa atitude, para mim, sinaliza volta. Causou estranheza quando foi lido o requerimento no plenário, fiquei surpreso.”

Embora a ideia de abandonar a vida pública ainda esteja em seus planos, segundo relatos, a volta estaria atrelada a mais de um fator político, entre eles, eleitoral. Mas não envolve outra empreitada própria a deputado, como buscou em 2014. Neste momento, a ideia seria ajudar a campanha de Gustavo Palmieri (PSB) – na briga por vaga à Assembleia Legislativa –, vereador de São Vicente, e que trabalha com mote da proteção animal.

Outra questão envolveria o interesse de Kina em mexer nos cargos do gabinete. Até hoje a maioria dos servidores ainda é ligada a Rautenberg. O suplente entrou com ação na Justiça Eleitoral, segunda-feira, por infidelidade partidária contra o vereador Almir Cicote (Avante).

O Diário não conseguiu contato com Rautenberg. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;