Setecidades Titulo Tráfico de drodas
Polícia aumenta em 20% apreensão de entorpecentes no Grande ABC

Em 2017, foram registradas 1.641 ocorrências de tráfico de drogas em municípios da região

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
01/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 As polícias Militar e Civil do Grande ABC registraram no ano passado média de quatro ocorrências de tráfico de drogas por dia, segundo aponta levantamento feito pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo. No total, foram 1.641 casos de apreensões de entorpecentes contabilizadas em 2017, índice 20,57% superior ao registrado no mesmo período de 2016 (veja números de cada município na tabela acima).

Resultado do aumento de efetivo policial nas ruas, segundo a corporação, o número de flagrantes de tráfico de drogas atingiu no ano passado sua melhor marca na série histórica elaborada pelo Estado desde 2001. Somente nos últimos dez anos, o índice de ocorrências mais que dobrou na região. Em 2007, segundo a SSP, haviam sido contabilizados apenas 719 ocorrências no acumulado dos sete municípios.

“O aumento deste indicador mostra que temos conseguido resultado positivo através do trabalho inteligente da Polícia Civil e o aumento do efetivo da Polícia Militar na rua”, considera o delegado titular da Seccional de Santo André Helio Bresan, responsável ainda por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Ao todo, foram apreendidas de janeiro a dezembro do ano passado 21,5 toneladas de entorpecentes na Grande São Paulo, 75% a mais do que em 2016. Entre essas apreensões, 16,4 toneladas foram de maconha, 4,5 toneladas de cocaína, 423 quilos de crack e 162 quilos de outras substâncias. A Secretaria da Segurança Pública não detalhou o número exato de entorpecentes apreendidos somente em cidades da região.

Embora reconheça que o efetivo policial pode ter contribuído para o crescimento dos indicadores, na análise do especialista em Segurança Pública do Mackenzie Rio de Janeiro Newton Cardoso, o aumento de apreensões na região ao contrário do que a polícia diz é resultado de outro fator: a expansão do tráfico de entorpecentes.

“Municípios do Grande ABC, assim como todo o Estado de São Paulo, têm tido aumento do tráfico de drogas. Isso é claro para todos. Com a crise econômica, infelizmente, esse índice subiu mais ainda. O aumento de apreensões nada mais é do que uma consequência desse domínio do tráfico”, afirma.

De acordo com o especialista, o mercado ilegal de drogas tem se espalhado pelas regiões metropolitanas de forma acentuada, sem que o poder público consiga reverter o cenário. “Tornou-se um problema nacional. Não é simplesmente investir no policiamento nas ruas. É preciso educar mais e, principalmente, fortalecer as fronteiras do País”, enfatiza.

Por meio de nota, o comando da Polícia Militar do Grande ABC destacou que tem efetuado o trabalho preventivo nos sete municípios da região com o objetivo de reverter este quadro.

“Os programas de policiamento existentes e rotineiros,como radiopatrulhamento, Força Tática e Rocam (Rondas Ostensiva com o apoio de Motocicletas), também auxiliam no combate deste ilícito”, diz a corporação, que destaca ainda que no dia 23 de janeiro, durante operação da PM, se obteve o resultado de nove flagrantes, sendo que quatro foram de tráfico de entorpecentes.

A Secretaria da Segurança Pública também enfatizou que o combate ao tráfico de drogas está diretamente ligado à produtividade do trabalho policial.

 

Meta para este ano é intensificar fiscalização em cidades da região

 

O combate ao tráfico de drogas na região deve ser intensificado neste ano. A promessa é do delegado titular da Seccional de Santo André Helio Bresan, responsável ainda por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

“Nossa meta é reforçar o trabalho inteligente da corporação. Tudo isso aprimorando nossa ação nas ruas e não ignorando nenhum caso. Sabendo que qualquer ocorrência de tráfico de entorpecentes pode ser muito maior do que imaginamos”, enfatiza.

Atualmente, a Polícia Militar do Grande ABC tem reforçado o trabalho conjunto da corporação entre os sete municípios por meio de operações como a Força Metropolitana que “apresentou resultados expressivos no que tange à apreensão de entorpecentes e também à prisão do infrator que participa deste crime”, conforme explica, em nota, o comando da corporação.

 

DESTAQUE

Em maio do ano passado, por meio do trabalho de inteligência da corporação, a Polícia Militar realizou a descoberta da maior plantação de maconha em área urbana do Estado de São Paulo registrada nos últimos anos. Ao todo, 6.500 pés de Cannabis sativa, planta utilizada para produzir o entorpecente, foram localizados no morro da Kibon, em Santo André. O plantio ocupava área de aproximadamente 1.000 m².  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;