Memória Titulo
O Bronca reunido. E um desafio
Por Ademir Medici
20/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 E o 10º Encontro dos amigos do Bronca Clube, de Santo André, foi realizado. O Bronca do Carnaval. Uma das forças do Carnaval romântico andreense na década de 1960. Meticuloso como nos nove encontros anteriores, Milton Saguia identificou a galera, um a um.

No nono encontro, Memória havia proposto uma exposição de fotos tanto dos desfiles de 50 anos atrás como as dos dez encontros. Não sabemos se a exposição foi montada. Valeria muito, pela qualidade das fotos, cremos que a maioria feita pelo Benino Paino, como esta.

Hoje formulamos outra proposta: queremos que o Milton Saguia nos envie a data do nascimento de toda essa gente elegante, com os seus telefones e/ou e-mails. E no aniversário de cada um, traremos o astro para este cantinho da Memória – como fizemos ano passado com o Casa (Clube Amigos de Santo André); como estamos fazendo este ano com os Acadêmicos de São Caetano. Fica o pedido em forma de desafio.

Quem do grupo nasceu em Santo André. Quem veio de fora. De onde. A formação de cada um. A carreira de cada um. O que cada um pensa da sua Santo André.

 

A FOTO

Ao fundo: Helio L. Souza (o primeiro à esquerda), João Gitti, Waldemar Bizon, Nelson Oliveira, Ludmir Simeoni, Paulo Pin, Amilcar Camilo, Carlos Granziera, Rubens Rogatti, Fábio M. Mello, Teco e Marcelo Prado.

Ao centro: Edson Maluf, Moacir Conceição, Orley Dora, Odemir (Mimi), Nelson Sampaio, Godofredo Carneiro, Zelindo Materagia, Miguel Oliveira, Darcio Montagner, Davilson Nicolau e Luiz Rocha.

Sentados: Paulo Serra, Roberto Rodrigues, Pedro L. Pinto, Edson Piloto, José R. Xavier, Chico Lasso, Adilson Stela, Mauro Carvalho, Carlos A. Pedroso, Rômulo Brabo, Milton Saguia, Sebastião Ferreira, Miguel Gagliardo e Reinaldo Pelegrino.

 

Hoje

Dia do Farmacêutico

Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 20 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6654

Manchete – Anibal Teixeira deixa o Ministério do Planejamento

São Bernardo – Chuvas derrubam uma das três paineiras do Acampamento do DER: vai ao chão uma árvore símbolo de técnicos e operários construtores da Via Anchieta.

Economia – Indústria e comércio vivem momentos de indefinições.

Vestibular 88 – Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano, proíbe o uso de camisetas nos exames. A escola iniciava o vestibular com regras rígidas de vestuário.

Memória – Os imigrantes Zampol. Final de uma série sobre esta família de Ribeirão Pires, com um belo acervo de fotos cedido por Iole Zampol, uma das nossas mais antigas colaboradoras.

 

Em 20 de janeiro de...
1918 – Cevada em Santo André. A título de experiência, o senador Flaquer mandara plantar o cereal em um terreno de sua propriedade. O resultado obtido foi magnífico, dizem os jornais, com uma exemplar colheita.

A guerra. Do noticiário do Estadão: formação de um novo partido pacifista na Alemanha.

 

Nas ondas do Rádio
Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Primeiro de uma série de quatro programas sobre o Carnaval. Produção e apresentação: Milton Parron.

 

Mas é Carnaval...

Texto: Milton Parron

Marchinhas, sambas de enredo, marchas rancho, frevos, maracatus, muitas entrevistas com compositores, intérpretes, animadores de programas, cronistas, a maioria já falecida, comporão o pano de fundo de cada programa.

Para quem gosta de Carnaval, suas histórias e suas músicas, garanto que nenhum outro programa tão completo e tão minucioso foi produzido até hoje, com as desculpas pela falta de modéstia.

 

Rádio Trianon AM (740); Universal AM de Santos (810) – Banda do pianista Count Basie e os cantores Grade Tate e Sarah Vaughan. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet, sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br grandeabcwebradio.com

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova Rádio Show. Caminha para o ano 52 (1966-2018). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória. Toda a vitalidade do seu produtor e apresentador, Varela Leal, com a participação igualmente ativa da esposa e cantora Mimi Varela. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Braúna, Cardoso, Itajú, Motuca, Palmital, Parisi, Piraju, Sabino e Santa Cruz do Rio Pardo.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste Dia de São Sebastião:

No Espírito Santo, Afonso Cláudio

No Maranhão, Altamira do Maranhão, Igarapé Grande, Paulo Ramos e Poção de Pedras

Em Minas Gerais, Campo Azul, Coronel Fabriciano, Entre Rios de Minas, Papagaios e Uruana de Minas

Em Tocantins, Carmolândia

No Piauí, Jurema

Em Santa Catarina, Lauro Muller

Na Paraíba, Olivedos

Em Alagoas, Poço das Trincheiras

No Pará, Soure

Em Sergipe, Telha

Fonte: IBGE

 

Feriado Municipal – Em louvor a São Sebastião, hoje também é feriado no Rio de Janeiro e nas cidades paulistas de Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sabino, entre outras.

No Grande ABC, hoje é dia de festa em Rio Grande da Serra, cuja paróquia é dedicada a São Sebastião. A região possui mais capelas dedicadas ao santo do dia: Parque Erasmo Assunção (Santo André), bairro Sonia Maria (Mauá), Montanhão (entre São Bernardo e Santo André) e Jardim Novo Horizonte (Rua Tiradentes, em São Bernardo).

 

Santos do Dia

Sebastião. Nasceu em Milão, Itália. Foi capitão do exército romano. Denunciado como cristão, foi condenado à morte a flechadas. Conseguiu sobreviver. Morreu açoitado por volta do ano 284.

Fabiano

Mauro de Casena

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;