Setecidades Titulo Recursos
Liberação de recursos destrava a manutenção de piscinões

Reservatórios serão limpos pelo Estado, segundo
Consórcio, antes do início do período de chuvas

Por Bia Moço
Matheus Angioletto
Especial para o Diário
12/07/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O destravamento de R$ 41 milhões contingenciados pelo governo estadual permitirá que os 19 piscinões localizados no Grande ABC recebam manutenção ainda neste ano. A previsão é que até dezembro os equipamentos estejam aptos para receber a nova temporada de chuvas.

A informação foi dada ontem pelo prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Orlando Morando (PSDB), durante reunião mensal dos seis prefeitos que integram a entidade (exceto Diadema). O mandatário destacou que o superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Borsari, garantiu a realização de capinagem por duas vezes em todos os piscinões a cada ano. A medida vai ao encontro à preocupação com o período de chuvas.

“É uma pauta que envolve praticamente todas as cidades, somente Ribeirão e Rio Grande, que não têm piscinão. A falta de manutenção de um piscinão não garante o êxito do que está limpo, tem de estar integrado. Se um não funcionar bem, você vai prejudicar o funcionamento do outro”, relatou.

Ainda segundo Orlando Morando, um dos pontos especiais é o do piscinão do Taboão, localizado na divisa entre São Bernardo e Diadema. Atualmente, o local é ocupado por moradores de rua e usuários de drogas. “Pedi, pessoalmente, para que um gradil pudesse cercar toda a área. O que é oferecido não traz possibilidade de segurança e ele (Borsari) garantiu que será implementado novo sistema.”

Fábio Palácio, secretário-executivo do Consórcio, salienta que o sistema não tem cronograma para ser seguido “à risca”. O procedimento é de acompanhamento, no qual o Consórcio faz alinhamento com o Estado e o DAEE. “Dessa forma, conseguimos ver onde está bem assistido e quais os locais que ainda carecem de melhoria.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;