Fechar
Publicidade

Domingo, 28 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Campanha de vacinação acaba amanhã


Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC

06/07/2017 | 07:00


 A segunda prorrogação da vacinação contra a gripe, na tentativa de atingir a meta de imunização, chega ao fim amanhã na região. O público-alvo foi ampliado, porém, as cidades continuam enfrentando dificuldades para alcançar o êxito de 90% de cobertura. O Ministério da Saúde salienta que o ideal seria que a imunização ocorresse antes do período de inverno, iniciado em junho.

Com a possibilidade de sobra de doses nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a maioria dos municípios afirma que aguardará orientações da Secretaria de Estado da Saúde sobre se prorrogarão novamente a campanha. A Pasta, contudo, não informou se fará a recomendação, apenas ressaltou que alerta para a imunização de gestantes e crianças, cujas coberturas vacinais no Estado se encontram em 54,4% e 67,2%, respectivamente.

As vacinas têm prazo de validade até 2018 (em São Bernardo, por exemplo, as doses vencem em 30 de abril e em Diadema, 30 de julho), porém, de nada servirão se aplicadas no próximo ano. Isso porque a vacina contra a gripe muda anualmente, devido à mutação dos vírus. Em Santo André, a cobertura total dos grupos prioritários inicialmente (crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas e profissionais da Saúde) alcançou 83,50 % de imunizados.

Em São Bernardo, somente a terceira idade atingiu 100%, e as grávidas foram as que menos aderiram (66.59%). Mesma situação de Diadema, onde 103,16% dos idosos foram imunizados e as gestantes 58,89%.

Mauá, que pretende vacinar 100 mil pessoas, imunizou 91 mil. Em Ribeirão Pires, a meta foi superado pelas puérperas (106,36%) e os grupo que menos se vacinaram foram as gestantes (53,18%) e as crianças (60,24%). As doses que sobrarem ficarão reservadas para a segunda dose do público infantil. As demais cidades não retornaram as informações.

 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;