Política Titulo São Bernardo
Morando vai rever doação de área ao Sebrae

A pedido da entidade, Prefeitura irá revogar cessão de terreno na Avenida Pereira Barreto

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), encaminhou para Câmara projeto de lei que revoga a doação de terreno de 3.830 metros quadrados na Avenida Pereira Barreto autorizada pelo ex-prefeito Luiz Marinho (PT) para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A cessão da área foi avalizada pela Câmara em dezembro de 2014, após série de contestação e derrotas no Legislativo. À época, a oposição reclamava que a intenção de Marinho não exigia licitação nem contrapartida do Sebrae, a despeito de o espaço estar em área nobre do município e haver outros interessados no terreno.

Ontem, Morando se reuniu com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae, que decidiu rever a doação. Segundo a entidade, não há necessidade de uma área deste tamanho.

“A revogação se dará, por manifestação do Sebrae e por readequação de projeto. Não houve qualquer desistência do projeto da instituição e eu defendo muito a chegada da entidade para fomentar o empreendedorismo. No entanto, foi avaliado que não há necessidade de uma área deste porte. Então, caso a Câmara se manifeste favorável à matéria, vamos iniciar uma busca por um espaço de 1.500 metros, o que é suficiente”, disse Morando.

O texto foi protocolado no Legislativo em regime de urgência. Há expectativa de a votação acontecer ainda hoje. “Eles (Sebrae) não vão deixar de arcar com a responsabilidade de contrapartida, mas estarão adequados mais ao que se trata de sua missão, como um engajamento de projeto de capacitação profissional ou de empreendedorismo, por exemplo.”

Escritório regional do grupo ficará em Sto.André

Humberto Domiciano

A Câmara de Santo André aprovou ontem, por 20 votos a zero, em primeira votação, a cessão de terreno para instalação de nova unidade regional do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O espaço, localizado em frente ao Hospital Mário Covas, no bairro Paraíso, abrigará um prédio administrativo da entidade.

O projeto pode ser votado novamente amanhã e não deve receber emendas. A única registrada até o momento, do vereador Lucas Zacarias (PTB), trata de preservação da área verde no município. No entanto, a alteração ao texto original deve ser derrubada por acordo.

Na opinião do parlamentar Willians Bezerra (PT), a iniciativa é positiva, mas acredita que o Sebrae poderia fornecer cursos gratuitos na periferia do município, como contrapartida da doação do terreno.

Para o líder de governo, o vereador Pedrinho Botaro (PSDB), a aprovação do projeto ajudará o município. “A área que foi cedida é íngreme e exigia constante manutenção por parte da Prefeitura. A nova instalação do Sebrae também ampliará a capacidade de atendimento na região, oferecendo mais cursos pagos e gratuitos além de unidades móveis”, defendeu o tucano.

De acordo com a matéria, o Sebrae terá 12 meses para apresentar projetos (básico e executivo), mais seis meses para começar a obra e 36 para concluir o prédio.

Somente no município de Santo André, a entidade realizou 65 mil atendimentos em 2015.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;