Cultura & Lazer Titulo
Morango bom, bonito e saudável
Por Ricardo Ditchun
Do Diário do Grande ABC
17/09/2005 | 07:30
Compartilhar notícia


Ainda é tempo de morango, a fruta que, no Estado, ganha sua maior homenagem em Atibaia, cidade que dista cerca de 80 km desde o Grande ABC. Essa fruta, notável por três características mais evidentes – cor, forma e sabor –, é apontada por muitos como a companhia ideal para doces em geral, sem contar, é claro, a sempre interessante, para fãs do azedo, possibilidade de degustá-la de forma isolada.

Mas morango não é só festa. No organismo, promove uma surda revolução em favor da saúde de humanos e, segundo apontam pesquisas veterinárias, outros seres que o incluem em suas dietas cotidianas. Por isso, morango é um dos poucos alimentos chamados funcionais, apto a desencadear e promover, sobretudo, ações que retardam e até mesmo revertem doenças degenerativas associadas aos efeitos do envelhecimento do cérebro. Também tem uma poderosa capacidade de impedir e/ou combater processos inflamatórios.

E, justiça seja feita, isso não é exclusividade do morango, mas das frutas que formam a família das bagas: amoras, cerejas, groselhas, uvas roxas e blueberries. Baga é uma espécie de condomínio de frutos e o morango não escapa dessa condição.

A noção de condomínio ganha contorno mais didático se aplicada a um cacho de uvas, por exemplo. No morango, o cacho seria o próprio morango, aquela maravilha vermelha que, de fato, é uma infrutescência carnosa do morangueiro. A tal infrutescência (carnosa pelo fato de ser maciça, ao contrário do cacho de uvas) contém grânulos duros, estes sim os verdadeiros frutos. Pratique a arte da paciência e, qualquer hora, tente desmontar um morango. É surpreendente. Tanto quanto é notável descobrir que um figo é uma espécie de micropomar fechado em si mesmo.

Do ponto de vista nutricional, o morango é exemplar. Possui boas quantidades de vitaminas (A, B5 e C), sódio, potássio, cálcio,, fósforo, silício, ferro e proteínas. De uma porção de 100 gramas, 90 delas são água. Ou seja, junte tudo e tem-se em mãos um hidratante e tanto.

No Brasil, as variedades mais comuns são Campineiro (morango comum; cor externa esbranquiçada e sabor azedo), Lasse (aparência do Campineiro, porém mais adocicado), Leico (não tão branco quanto o Campineiro, mas com características similares) e Toyonaka (cor vermelha mais intensa, sabor doce e baixa acidez).

* boa higiene é fundamental na hora de consumir morangos; o cultivo de morangos exige cuidados especiais para combater pragas, uma briga quase sempre vencida pelos produtores por meio do uso de fungicidas e inseticidas; lave muito bem os frutos com uma escovinha macia e, antes do consumo, deixe-os imersos por pelo menos 20 minutos em vinagre ou suco de limão.

Dicas

- a melhor forma de manter o frescor dos frutos é guardá-los limpos e em recipiente fechado na geladeira, até mesmo nos dias mais frios; nessa condição, dura de três a quatro dias

- a versatilidade é uma das vantagens dos morangos; eles podem ser consumidos em pratos doces (sobremesas), neutros e, até, salgados

- o sabor dos morangos é mais notável se os cabinhos e as folhas forem retirados apenas depois da lavagem dos frutos

- morangos grandes não são garantia de frutos mais doces; na hora de comprar, leve mais em conta a cor, que deve ser vermelho vivo e brilhante; a consistência firme também é um detalhe relevante
- morangos podem ser congelados, desde que limpos, secos e sem os cabinhos; devem ser acondicionados em embalagem específica para congelamento e sobre papel alumínio; assim, o morango pode ser preservado de uma safra para outra

Doce de morangos com creme batido

No Brasil, essa é uma forma de consumo com sucesso garantido. Amasse grosseiramente uma porção de morangos com açúcar (experimente com mascavo) e creme de leite batido areado com clara batida em neve. Se preferir, troque a clara em neve por queijo fresco leve. Sirva com biscoitos amanteigados finos. Cada porção de morangos equivale a uma xícara de chá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;