Eleições 2016 Titulo Rio Grande da Serra
Guerra propõe corte de cinco secretarias

Na área da Educação, vereador propôs a construção de pelo menos duas creches e quer trazer polo universitário para a cidade

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
10/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Parlamentar de Rio Grande da Serra e postulante à Prefeitura pela primeira vez, Edvaldo Guerra (PMDB) propõe a extinção de cinco das 14 secretarias existentes hoje no governo de Gabriel Maranhão (PSDB).

O candidato esteve ontem na sede do Diário, na segunda semana de sabatinas com os prefeituráveis da região, transmitidas ao vivo pelo Facebook, pelo site www.dgabc.com.br/tv e pelo canal do Diário no YouTube (www.youtube.com/dgabcjornal).

Para o peemedebista, é necessário cortar gastos. “Queremos não só enxugar a máquina com a redução no número de secretarias, mas também vamos cortar esse excesso de comissionados. Cargos que servem apenas de cabide eleitoral. A Justiça já notificou o prefeito para que diminuísse essa quantidade, mas ele recorreu e está empurrando até acabar a eleição”, disse.

Mesmo assim, Guerra justificou que é necessária a criação da Secretaria de Segurança, mesmo diante do baixo volume de ocorrências de crimes no município. “Veja bem, os índices de criminalidade são baixos porque temos uma delegacia que funciona em horário comercial, de segunda a sexta, e no fim de semana as pessoas vão registrar suas ocorrências em Ribeirão Pires, aumentando o índice de criminalidade na cidade vizinha”.

Na área da Educação, o peemedebista também propôs pelo menos duas creches e uma unidade universitária na cidade, além da distribuição gratuita de material escolar e uniformes. “Já estou em contato com um professor do Grande ABC que irá nos auxiliar neste processo. Seria uma coisa simples, para que as pessoas não precisassem sair do nosso município para estudar. A ideia é que seja um polo de uma instituição pública”, afirmou, sem dar muitos detalhes. “Além disso, eu não entendo a imensa fila de espera para uma vaga em creche. Eu não concordo com o gasto de R$ 12 milhões na construção de um teatro (dentro do Complexo Educacional Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira), quando temos um grande deficit de vagas em creches. Temos de bater na porta do governo do Estado, do governo federal (em busca de investimento), porque não podemos deixar do jeito que está.”

Na mesma linha, Guerra também quer auxílio de outras esferas do governo para construir um estação de ônibus na cidade e propõe cobrança direta do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). “Hoje já existe um projeto (para fazer um terminal na cidade), para que nossa estação mude de lugar e ali, onde está hoje, seja construído outro órgão público, mas está engavetado na Secretaria de Transportes do Estado. Temos que ir lá e resolver. Falar para o governador que nossa cidade tem 48 mil habitantes e que já faz 52 anos que tivemos nossa emancipação, então, precisamos da nossa rodoviária”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;