Internacional Titulo
Luta contra a AIDS quebra todos os tabus em Barcelona
Das Agências
10/07/2002 | 11:02
Compartilhar notícia


Frente à doença que causa milhares de mortes por ano e para a qual ainda não há vacina, inúmeras associações que tentam conter a pandemia mundial de AIDS decidiram passar para uma "terapia intensiva" no plano da comunicação, não hesitando em derrubar os mais velhos tabus.

Pênis de plástico que ejaculam, preservativos que dançam, dispositivos para mostrar a maneira adequada de praticar uma felação ou uma avó robô aconselhando os jovens toxicômanos para que usem seringas descartáveis, figuram entre os inúmeros acessórios utilizados por estas associações nas escolas, bares ou locais de trabalho.

Toda esta parafernália pode ser apreciada em estandes instalados onde transcorre a XIV Conferência Internacional sobre a AIDS, que está sendo realizada em Barcelona (nordeste) de domingo até a próxima sexta-feira.

Os produtos da organização não-governamental brasileira CEVAM, entre os quais figuram marionetes que fazem amor ou pênis de plástico que ejaculam (água mineral, segundo precisou um funcionário que faz demonstrações para a imprensa) e que servem para mostrar como colocar um preservativo, são utilizados pelas escolas em cursos de educação sexual.

Por outra parte, cada jornalista presente recebeu, no momento de se creditar para o evento, um par de preservativos com uma imagem moderna, de produto da moda, como é o cartaz da Benetton mostrando um jovem negro com um preservativo vermelho enrolado e colocado sobre o olho como se fosse um monóculo.

A artista brasileira Sandra Bertini, por sua vez, inaugurou uma exposição de obras de artes realizadas a partir preservativos.

Uma associação regional espanhola de luta contra a AIDS apresentou um cartaz que mostra um alegre trio de preservativos dançando, entre outras imagens dedicadas aos adolescentes, como ilustrações de uma chave coberta por um preservativo entrando em uma fechadura.

Estes cartazes são utilizados em escolas, exceto "nas particulares católicas", explicou um dos representantes da associação.

Outra associação, siberiana, utiliza um robô representando a tradicional "vovó" russa, que dá conselhos através de gravações de um CD.

"O CD aborda todos os temas, da utilização de preservativos até o perigo de transmitir a doença aos outros através do uso de seringas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;