Esportes Titulo
Região fica com o título da Volta Ciclística
Por Kati Dias
do Diário do Grande ABC
12/09/2005 | 08:07
Compartilhar notícia


A ciclista Luciene Ferreira da Silva, do Cesc/Nossa Caixa/São Caetano salvou a honra dos atletas da região e conquistou o título da 8ª edição da Volta Ciclística do Grande ABC, domingo, na categoria elite feminina. Jaqueline Mendonça, de São Bernardo, ficou com quarta colocação. Na masculina, que percorreu 94,2km entre as sete cidades, o vencedor foi Jean Carlo Coloca, da Scott/Fadenp/São José dos Campos.

Além de comemorar mais esta vitória, Luciene também agradeceu a São Pedro pelo belo dia seco e ensolarado em São Caetano. "Me senti em casa. Hoje fez um dia lindo, seco e com muito vento. Como na minha terra", disse a ciclista, que é natural de Coxim (MS). Nesta temporada, a atleta também faturou a taça da Prova Ciclística 9 de Julho, realizada no autódromo de Interlagos, e considerada a segunda mais importante do calendário estadual – a primeira é a Volta Ciclística Estado de São Paulo.

A disputa pela liderança na prova da elite masculina foi acirrada desde o início. O bom tempo ajudou os ciclistas a protagonizarem duelos dignos da Fórmula 1. Em alguns pontos do percurso – com largada na Vila de Paranapiacaba, e que passou por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, Diadema, São Bernardo e terminou no circuito fechado de 3,1 Km, em São Caetano – a velocidade média ultrapassou 60km/h. Tanto que o vencedor foi definido nos últimos metros e precisou do fotofinish (fotografia tirada no momento em que os ciclistas ultrapassam a linha de chegada) para definir as demais posições. O primeiro colocado obteve 60 pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), entidade que comanda a modalidade.

Como no ano passado, o pódio da elite masculina foi formado por atletas estrangeiros. Além do campeão Jean Carlo Coloca, a Scott/ São José dos Campos foi representada por Nilceu Aparecido dos Santos, em segundo, e Breno Sidoti, o quinto. Nilceu foi o vencedor da Prova Ciclística 9 de Julho, e Breno vai representar o Brasil na categoria sub-23 do Mundial de Ciclismo de Estrada, que será em Madri (Espanha) de 20 a 25 deste mês. Kleber Neves, do Extra/ Suzano e Daniel Rogelin, do Memorial/ Santos, completaram o pódio na terceira e quarta posição, respectivamente. O ciclista Eduardo Otávio de Souza, da Sercps (Sociedade Esportiva Recreativa dos Criadores de Pássaros Silvestres), também de São Caetano, obteve a melhor posição entre os atletas da região: foi o 11º.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;