D+ Titulo
Fresno: diferente e melhor!
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/07/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Quem olha a capa do CD Revanche sabe de imediato que é o novo álbum da banda Fresno porque está escrito (daãããã!!!!!). Mas quem coloca o CD para rodar vai ter de dar uma boa conferida para chegar à conclusão que realmente são os meninos de Porto Alegre. Não que seja um trabalho absurdamente diferente dos cinco primeiros, mas tem algo - mais guitarra, batidas pesadas e letras profundas - que não se encaixa muito com a pegada mais pop, principalmente se comparado à Redenção, o último trabalho do grupo.

E esse era mesmo o objetivo. Como a própria palavre define, revanche é desforra, represália, não estar satisfeito com algo e mudar. "Passamos por uma fase rebelde com o mercado, com os rótulos impostos, e queríamos voltar à nossa essência, o rock. Depois de dois anos criando, trabalhando duro mesmo, conseguimos reunir o melhor do Fresno em 13 faixas. Estamos satisfeitos", afirma Vavo. O vocalista Lucas completa: "Ultrapassamos várias armadilhas e passamos por muitas coisas durante os 11 anos de carreira que nos fizeram amadurecer. O resultado é Revanche. Quem gostar, ótimo".

Durante entrevista com o D+, Lucas, Tavares, Vavo e Bell mostraram que realmente estão apostando todas as fichas no novo trabalho. E parece que deu certo: em seis dias, Revanche (Arsenal Music, R$ 19,90) passou a ser o quinto álbum mais vendido no Brasil, segundo o site Hot 100 Brasil. Confira o que os meninos reveleram:

D+: Por que o novo trabalho é muito mais rock?
Tavares: Por instinto. No fim do ano passado, estávamos meio revoltados e queríamos mostrar quem somos de verdade. Então, o produtor Rick Bonadio pediu para que acalmássemos, que tudo viria na hora certa. Finalmente, lançamos Revanche e há músicas das duas fases (a mais rebelde e a mais tranquila). O álbum ficou completo.

Vavo: Além disso, já não somos mais adolescentes. Vivemos amores mais maduros, passamos por situações mais sérias, conta pra pagar, pegamos trânsito, e a música precisa refletir isso. Queríamos que as letras dialogassem com quem ouve.

D+: Em algum momento, ficaram com medo de perder público?
Lucas: Estávamos ansiosos para saber a reação da galera, mas quem nos segue sabe que é um CD feito com coração e alma. É importante que os mais novos nos ouçam e se inspirem. Tanto que tenho o maior prazer de participar, de novo, dos Meus Prêmios Nick.

Tavares: Sinceramente, depois que li os comentários dos fãs na internet, tirei um peso das costas. Claro que ficamos preocupados com as opiniões, afinal, CD é realmente como um filho. Mas parece que Revanche agradou todo mundo.

D+: O que mais mudou dos outros álbuns para Revanche?
Bell: Dá para ouvir mais os instrumentos, tem riffs de guitarra, uma sonoridade bem mais pesada.
Vavo: Ouvi muito Rammstein, Mötley Crue. Aliás, todos da banda curtem rock como o Smashing Pumpinks, Velvet Revolver, Muse, Anberlin e Copeland. É um mix de influências, e é possível perceber tudo isso no novo CD.

D+: O que significam as estrelas na capa do álbum?
Lucas: É uma constelação específica com estrelas bem unidas, o que mostra que a Fresno sempre vai ser uma família. A árvore já é uma marca da banda e mostra que temos raízes, pés no chão. Além do mais, não queríamos colocar nossa cara na capa. Quem gosta, já nos conhece muito bem e com Revanche vai tomar a decisão final sobre nós.

D+: Vocês concorrem a duas categorias no Vídeo Music Brasil da MTV deste ano: melhor artista e melhor banda pop. Isso incomoda um grupo de rock?
Tavares: Gosto mesmo é da festa. Já temos bastante prêmios; é hora das novas bandas. Gostamos de ganhar, mas não ficamos mais frustrados.

Faixa por faixa de Revanche

  1. Revanche - O CD chega chegando com esta música, que é o primeiro de alguns desabafos do álbum. Lucas, que conta com backing vocals de Tavares, fala: "Quero Viver Mais/ Quero Viver Mais/ Quero Sentir"
  2. Deixa o Tempo (preferida de Vavo) - O single é mais balada e tem uma pegada melancólica ("Eu não volto mais pra casa/Não há ninguém a me esperar), lembrando Redenção.
  3. Esteja Aqui - Música romântica com pitada rock. "Esteja aqui/ Esteja aqui/ Mesmo se o mundo te pedir pra não ficar"
  4. Die Lüge - Significa A Mentira, em alemão. Começa calma e fica agitada depois do refrão. Outro desabafo. "Ninguém mais pode me ouvir/ Ninguém mais pode me parar."
  5. Nesse Lugar - Canção melosa e simples. Tem piano e violão. A estrofe é "Nesse lugar/ A gente pode enxergar a mais distante das estrelas/ Nesse lugar/ Ninguém vai nos achar"
  6. Eu Sei - Mais uma música romântica e leve. A voz de Lucas é marcada pela bateria de Bell. Fala assim: "Pois eu sei/ Que você quer viver comigo outra vez."
  7. Relato de um Homem de Bom Coração - Profunda. É o adjetivo que mais traduz a canção. Lucas e Tavares alternam no vocal. Agora um desabafo de músico: "Hoje viajo num só mês, milhões de milhas sem ter pra onde voltar/O asfalto é minha casa, mas não da pra chamar de lar"
  8. Quando Crescer - Lucas toca piano nesta música, que fala sobre um amor que foi embora: "O mundo ao meu redor é estranho/ Agora que já não te tenho mais"
  9. Se você Voltar - Fala de amor também, mas é mais agitada do que a anterior. Tem um refrão chiclete que é assim "Saiba que não existe nada que eu não tenha feito por você/ Já cansei de sair, já cansei de tentar/ Mas eu não vou dizer não, se você voltar
  10. A Minha História não Acaba Aqui - Começa com uma batida pesada de música eletrônica e fala sobre desafios e desabafos. "A minha história não acaba aqui/ Quem põe esse ponto final sou eu."
  11. Não Leve a Mal - Balada triste. Dá dó. "Não leve a mal/Se tudo o que posso fazer/ É, de longe, observar você sumindo da minha vida."
  12. Porto Alegre - Homenagem para a cidade natal dos meninos. Fica mais pesada no final. "Eu não queria dizer adeus"
  13. Canção da Noite (a preferida de Lucas) - Desabafo de novo. Baladinha romântica para fechar o CD. "Eu preciso, você também, todo mundo precisa de alguém..."



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;